Costa Rica 20 ℃
Estudantes visitam canteiro de obras do Condomínio Belas Artes

Estudantes visitam canteiro de obras do Condomínio Belas Artes

Durante as visitas técnicas, os estudantes acompanharam o dia a dia de um canteiro de obras, trocaram experiências com os profissionais responsáveis pelo empreendimento, conheceram métodos e técnicas da construção civil e adquiriram conhecimentos práticos sobre fundação, topografia, entre outros

Publicado em 13/04/2024 14:52

Acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura da Faculdade Estácio de Sá e do curso de Mestre de Obras do Senai visitaram, nesta semana, as obras do condomínio Belas Artes, no bairro Cabreúva. No local, estão sendo construídos 792 apartamentos, um dos maiores conjuntos habitacionais da capital.

Durante as visitas técnicas, os estudantes acompanharam o dia a dia de um canteiro de obras, trocaram experiências com os profissionais responsáveis pelo empreendimento, conheceram métodos e técnicas da construção civil e adquiriram conhecimentos práticos sobre fundação, topografia, entre outros temas.

“Os alunos tiveram a oportunidade de ver na prática, por exemplo, como é feita a construção com blocos estruturais, que é diferente de um projeto comum, e esclarecer dúvidas sobre o assunto. É um tema que, muitas vezes, não consigo abordar em sala de aula e na visita isso foi possível”, explica o professor dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura da Faculdade Estácio de Sá, Fernando Henrique Porto, que acompanhou os acadêmicos nas visitas.

Para Claudio Estrela, instrutor técnico operacional do curso de Mestre de Obras do Senai que capacita militares do Exército, a experiência possibilitou que os alunos entendessem na prática as diversas etapas e desafios envolvidos na execução de uma obra. “Além disso, a visita técnica permitiu observar e compreender as técnicas construtivas, os materiais utilizados, as normas de segurança, a importância da qualidade dos materiais empregados, bem como o funcionamento e a organização de uma obra real”, pontuou.

O instrutor também destacou a importância da Cesari Engenharia permitir o acesso ao local. “Ao abrir as portas do canteiro de obras para os alunos, a empresa está contribuindo para a formação prática e teórica desses futuros profissionais e para o desenvolvimento da mão de obra qualificada no setor da construção civil, impactando positivamente no mercado de trabalho e na qualidade das futuras obras”, ressaltou.

“É uma satisfação receber os alunos em nosso empreendimento e mostrar um pouco do nosso trabalho. Permitir essas visitas é uma forma de dar transparência aos nossos processos e contribuir para a qualificação de futuros profissionais, que um dia poderão inclusive trabalhar conosco”, avaliou Sinomar Pereira, diretor de Planejamento da empresa Cesari Engenharia,  responsável pela obra e pelo Residencial Joana Bacca, imóvel de alto padrão que será construído na Av. Bom Pastor.

Do total de 792 apartamentos, 80 serão entregues para a Amhasf - Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários - em contrapartida pelo terreno onde fica o empreendimento. Outros 498 apartamentos se enquadram no Programa do Governo Federal “Minha Casa Minha Vida”. Atualmente, o salão de festas e a área gourmet estão em fase de acabamento e as primeiras quatro torres, do complexo de 13, já começarão a serem erguidas ainda este mês.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Confira a Galeria de Imagens:

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar