Costa Rica 28 ℃

Morre aos 76 anos o ex-governador do Maranhão Jackson Lago

O político lutava contra um câncer de próstata desde 2004

Publicado em 12/04/2011 20:59

Morre Jackson Lago (Foto: Divulgação)

Morreu ontem (04), aos 76 anos, o ex-governador do Maranhão Jackson Kepler Lago (PDT). De acordo com informações do partido, ele estava internado desde quarta-feira na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital do Coração, em São Paulo. O político lutava contra um câncer de próstata desde 2004.

A família de Lago providencia a transferência do corpo de São Paulo para São Luís. Conforme o PDT, as primeiras informações são de que ele será velado na sede da sigla.

O político, um dos fundadores do PDT maranhense, foi eleito governador do Maranhão no pleito de 2006, derrotando a candidata Roseana Sarney. Analistas e cientistas políticos consideraram que a vitória interrompia um ciclo que se perpetuava havia 40 anos em que a família Sarney influenciava a escolha dos candidatos ao governo.

Acusados de abuso de poder econômico e compra de votos na eleição na qual saíram vitoriosos, o governador e seu vice, Luís Carlos Porto, tiveram seus mandatos cassados em março de 2009. Na ocasião, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que a segunda colocada, Roseana, e seu vice, João Alberto de Souza, assumissem o Executivo estadual.

A saída de Lago do Palácio dos Leões, sede do governo do Estado, foi marcada por confusões, em abril de 2009. Ele ameaçou permanecer no local enquanto seus recursos contra a cassação não fossem julgados. Após a saída do palácio, simpatizantes de Lago queimaram um boneco que representava a família Sarney, em frente à sede do governo.

No ano passado, o político, que foi prefeito de São Luís por três vezes, se lançou novamente candidato ao governo. O Ministério Público Eleitoral apresentou um pedido de impugnação ao ex-governador com base na Lei da Ficha Limpa, mas o Tribunal Regional Eleitoral aprovou o registro em agosto. Em setembro, o Tribunal Superior Eleitoral confirmou a candidatura. Lago ficou em terceiro lugar na disputa, que teve Roseana vencedora já no primeiro turno, com 50,08% dos votos. O ex-governador recebeu 19,54% dos votos.

(Terra)

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar