Costa Rica 21 ℃

Onça-pintada é filmada descansando na Serra do Amolar

Esta foi a primeira vez que os pesquisadores avistaram uma onça-pintada sobre uma árvore na região de Corumbá

Publicado em 28/07/2023 12:55

Foto: Diego Viana

Uma onça-pintada foi flagrada deitada em paliteiro próximo ao Rio Paraguai, na Serra do Amolar, região de Corumbá. O registro feito pelo biólogo do Instituto Homem Pantaneiro, Sérgio Barreto, e mostra o espetáculo que é "ver de perto" um dos maiores felinos do mundo. Segundo médico veterinário, é a primeira vez que os pesquisadores encontram uma onça em cima de árvore nesta região. As imagens foram registradas na quarta-feira (26).

De acordo com o biólogo, a onça foi vista enquanto ele e uma equipe procuravam por paliteiros, que são árvores que já foram queimadas, quando viu algo que se assemelhava ao formato de uma onça. "Fui chegando perto e quando enxerguei o formato das patas e as rosetas, eu não estava acreditando. Comentei que poderia ser uma onça. Depois que eu falei para o pessoal do barco, foi uma emoção geral", destacou Sérgio.

Ele pontua que ter visto o animal foi "como um sinal", porque a expedição durante o dia havia sido complicada. "A gente perdeu a noção do tempo. Nem sei como explicar como essa onça-pintada estava ali, daquele jeito, naquele lugar. É uma força da natureza", finalizou o biólogo.

De acordo com o médico veterinário do IHP, Diego Viana, em oito anos do programa Felinos Pantaneiros, diversos avistamentos ocorreram, mas nunca de uma onça-pintada em cima de árvore naquela região. "A árvore onde a onça-pintada foi encontrada é emblemática para gente, como pantaneiro, pesquisador. Ela foi queimada anteriormente, mostra essa cicatriz do passado. E agora pode estar servindo de refúgio", destacou Diego.

Por Clara Farias - Campo Grande News

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar

Natureza

Em um dia, mais de 18 mil hectares queimam no Pantanal de MS

Nesta segunda-feira (11), dois incêndios foram combatidos pelo Corpo de Bombeiros Militar, no Pantanal sul-mato-grossense, totalizando cerca de 18 mil hectar...