Costa Rica 20 ℃
Beto Pereira e Júnior Mochi articulam ampliação do Hospital Regional de Coxim para desafogar atendimentos na Capital
Foto: Divulgação Assessoria Parlamentar

Beto Pereira e Júnior Mochi articulam ampliação do Hospital Regional de Coxim para desafogar atendimentos na Capital

Deputados reforçam necessidade de investimentos na unidade para fortalecer a saúde regional e reduzir a demanda em Campo Grande

Publicado em 18/03/2025 16:53

O deputado federal Beto Pereira (PSDB/MS) e o deputado estadual Júnior Mochi (MDB) estão empenhados na busca por melhorias para o Hospital Regional Álvaro Fontoura, em Coxim/MS. Durante reunião com o secretário estadual de Saúde, Maurício Simões, eles destacaram a necessidade de ampliar os atendimentos da unidade para evitar que pacientes da região precisem ser deslocados para Campo Grande/MS para procedimentos de média e alta complexidade.

Atualmente, Coxim encaminha cerca de 300 pacientes por mês para a capital sul-mato-grossense, o que sobrecarrega os hospitais de Campo Grande, especialmente a Santa Casa. "Estamos enfrentando uma crise nos hospitais filantrópicos, e é imprescindível transformar o Hospital Regional de Coxim em um polo regional de atendimento", ressaltou Beto Pereira.

A ampliação dos serviços ofertados pela unidade hospitalar permitirá um atendimento mais eficiente para a população do interior, aliviando a pressão sobre a rede pública da capital. Durante a reunião, o diretor-geral do hospital, Devanir Rodrigues, apresentou um plano estratégico que prevê a criação de grandes cinturões de atendimento em especialidades como cirurgia geral, ortopedia, urologia e oftalmologia.

O projeto também contempla intervenções de alta complexidade nas áreas de neurologia, cardiologia e cirurgias vasculares, além de um atendimento especializado para gestantes de alto risco e pacientes oncológicos. "Em 2024, nos destacamos com as cirurgias ortopédicas e a ampliação dos atendimentos de hemodiálise", revelou Rodrigues.

O deputado Júnior Mochi reforçou a urgência das obras, destacando que atualmente o setor de hemodiálise ocupa o espaço do CTI, evidenciando a necessidade de uma estrutura mais adequada para atender a crescente demanda.

O secretário Maurício Simões reafirmou seu compromisso com um planejamento de longo prazo para que o hospital esteja preparado para os desafios das próximas décadas. Ao final do encontro, a Secretaria de Saúde garantiu que será elaborado um plano de melhorias para a unidade, contando com investimentos viabilizados por emenda parlamentar de Beto Pereira. (Com informações Assessoria Parlamentar).

Costa Rica em Foco

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar