Costa Rica 22 ℃
Prefeito delegado Cleverson e secretário Juvenal desprezam a luta dos trabalhadores da Saúde e apoiam realização do Carnaval em Costa Rica
Imagens: Reprodução SES e Redes Sociais (Montagem: CRF)

Prefeito delegado Cleverson e secretário Juvenal desprezam a luta dos trabalhadores da Saúde e apoiam realização do Carnaval em Costa Rica

Enquanto profissionais de saúde trabalham diariamente para evitar uma nova pandemia de Covid-19 e uma epidemia de Dengue, o prefeito após 3 anos - justamente em Ano Eleitoral - decidiu investir no Costa Folia

Publicado em 09/02/2024 14:00

Enquanto profissionais da saúde estavam debatendo os Avanços e Desafios da Covid-19 em Mato Grosso do Sul, em evento realizado no último dia 07 de fevereiro, em Campo Grande/MS, o prefeito de Costa Rica/MS, delegado Cleverson Alves dos Santos (PP) está preocupado em apoiar a realização da sua primeira festa carnavalesca, conforme vídeo divulgado nesta sexta-feira (09), nas redes sociais dele.

Isso mesmo! Durante 3 anos, ou seja de 2021 a 2023 a cidade não teve Costa Folia, mas curiosamente em 2024, diga se de passagem ano eleitoral, o prefeito delegado Cleverson resolveu realizar o Carnaval com entrada gratuita, o que já era feito ao longo das 17 edições, sendo a última realizada em Fevereiro de 2020.

Se não bastasse o oportunismo eleitoral, o prefeito delegado, e ao que tudo indica, o secretário Municipal de Saúde, vereador licenciado, Jovenaldo Francisco dos Santos (PL), não estão nem um pouco preocupados com os altos índices de casos de Covid-19 e Dengue que vem sendo registrados em Costa Rica, bem como em todo o Estado de Mato Grosso do Sul e no Brasil.  

Enquanto isso os profissionais de saúde trabalham diariamente para evitar uma nova pandemia de Covid-19 e uma epidemia de Dengue. De acordo com o Boletim Epidemiológico do Coronavírus publicado na última terça-feira (06), pela SES - Secretaria Estadual de Saúde - por meio da Vigilância em Saúde (Semana 05/2024), a cidade de Costa Rica tem 47 novos casos da doença e desde o início da pandemia foram 86 óbitos, sendo uma taxa de Mortalidade de 400,8.

Outra situação que está causando estranheza, é que já se passou uma semana da última edição do Boletim Epidemiológico do Município (que deveria ser diário) e até a publicação dessa matéria a Vigilância Epidemiológica de Costa Rica ainda não havia divulgado os novos dados atualizados, justamente na semana de Carnaval. Entramos em contato com a coordenadora do setor e não tivemos respostas.

Recebemos informações também que até a data de ontem (08), um paciente que testou positivo para Covid estaria na enfermaria da FHCR aguardando Vaga para Campo Grande.

Coincidência ou não, fontes extras-oficiais procuraram a reportagem do Costa Rica em Foco para relatar que procuraram nesta semana as unidades de Saúde do Bairro Vale do Amanhece e do São Francisco para fazer o teste do Covid e foram informadas que não havia teste disponível nas respectivas unidades.

Conduta Vedada, Abuso de Poder Político e/ou Econômico?
No entendimento do ministro do TSE - Tribunal Superior Eleitoral - Luís Roberto Barroso, “configura abuso do poder político a quebra da rotina administrativa”- no caso a realização do Carnaval em Costa Rica, quando nos últimos três anos não teve, uma nítida finalidade eleitoreira, somada à grande repercussão que o evento pode atingir em benefício do prefeito e possível pré-candidato a reeleição.

Sendo assim, a realização do Costa Folia pode ser entendida pelo TSE como Abuso de Poder Político, pois o prefeito delegado Cleverson pode estar desvirtuando uma política pública em favor de sua possível pré-campanha. 

Costa Rica em Foco

Confira a Galeria de Imagens:

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar