Costa Rica 17 ℃

Denúncia: reportagem do Costa Rica em Foco flagra secretário de Governo do prefeito Cleverson descarregando de carro oficial mercadorias da sua loja

Em plena segunda-feira de Carnaval, Airton Pereira, teria sido visto em Campo Grande fazendo compras para a sua loja com o carro oficial da Prefeitura e hoje foi flagrado descarregando as mercadorias

Publicado em 01/03/2022 17:45

Foto: Reportagem Costa Rica em Foco

Na tarde desta terça-feira de Carnaval, 1º de março, nossa reportagem flagrou o secretário de Governo de Costa Rica - MS, Airton Ruiz Pereira, dirigindo o veículo oficial, Jeep Compass, placas QAB 5376, e entrando no estacionamento da sua loja para descarregar as mercadorias, que segundo um denunciante foram compradas com o carro oficial, na segunda-feira (28), em Campo Grande – MS.

O flagrante só foi possível, depois que nossa reportagem recebeu denúncia que na segunda-feira de Carnaval (ponto facultativo nas Repartições Públicas Municipais de Costa Rica), Airton Pereira e a esposa teriam sidos vistos na Capital fazendo compras para a sua loja com o veículo oficial.

Ao chegar de viagem nesta terça-feira de Carnaval, Airton Pereira passou às 15h32 com o Jeep Compass na frente da sua loja localizada na Avenida José Ferreira da Costa, conforme vídeo registrado pela nossa reportagem (clique aqui para assistir), no primeiro momento ele não entrou no estacionamento, somente um outro carro entrou. Mas logo em seguida, o secretário Municipal de Governo volta, entra com o carro oficial no estacionamento da loja e sua esposa começa a descarregar as mercadorias que teriam sido compradas em Campo Grande, conforme denunciou a fonte ouvida pelo Costa Rica em Foco.

"O carro oficial, quando deveria ser usada somente para fins de trabalho, está sendo utilizada para favorecimento próprio e uso da família. E isso é uma rotina. Além de usar e abusar do carro oficial ainda estão gastando a ‘rolê’ o combustível da Prefeitura. Não é normal, todo mundo estranha, mas ninguém pode falar nada. Todo mundo tem medo de falar e ter de repente alguma represália, então ninguém fala. Pior, quando encontra alguém para falar não tem ninguém para punir", diz o denunciante que pediu para não ter o nome revelado pela reportagem.

Com as imagens é possível comprovar que o secretário Airton Pereira está ferindo claramente a lei que diz que os carros oficiais devem ser usados somente durante o serviço público, ou seja, é proibido o uso dos veículos adquiridos com verba pública para fins particulares e para o transporte de quem não esteja desempenhando atividades públicas.

"O carro particular dele esteve durante todo o dia desta segunda-feira na garagem da casa da família", relatou um outro denunciante ao provocar: "tem como provar toda essa mordomia, basta quererem, pede as imagens do pedágio, investiguem o cartão de abastecimento da Prefeitura, solicita as imagens do comércio em volta da loja dele, do semáforo da Avenida José Ferreira da Costa, mas não querem, é sobre isso e não está tudo bem!", concluiu a fonte que fez a denúncia ao Costa Rica em Foco.

Manobra

Vale lembrar que o carro usado diariamente pelo secretário de Governo de Costa Rica é a Toyota Rav4, placas NRZ 3334, mas para despistar ele viajou com a família no veículo oficial usado pelo prefeito Cleverson Alves dos Santos (PP).

A Toyota Rav4 segue circulando por Costa Rica como qualquer outro carro, fazendo serviços particulares, justamente por não ter identificação de veículo oficial que foi retirada assim que o prefeito delegado Cleverson assumiu o mandato em janeiro de 2021.

"O adesivo de identificação deveria ser usado, né? Tem, existe esse adesivo com a nomenclatura 'Secretaria Municipal de .... '. Isso teria que ser usado já justamente para evitar abuso com os carros oficiais. A grande maioria da frota da Prefeitura tem essa identificação, mas a Rav4 não tem. Eu já não sei o porquê. Mas fica no ar, assim, se é para colocar em todos os carros, conforme Lei Municipal, teria que ser geral, né?", completa a fonte ouvida pela nossa reportagem.

A reportagem do Costa Rica em Foco já denunciou em várias matérias o abuso com o dinheiro público que vem acontecendo na Prefeitura de Costa Rica. Mostramos que os carros oficiais dormem na casa dos funcionários, que não estão devidamente identificados, que são usados para fins particulares e favorecimento de “alguns” servidores públicos contratados, mas nada foi feito e a farra continua.

Ponto Facultativo

Na última quinta-feira (24), o site oficial do Município de Costa Rica publicou matéria informando o Ponto Facultativo de Carnaval. Conforme o Decreto Nº 4.836, de 17 de fevereiro de 2022, as repartições públicas não terão expediente na segunda-feira (28) e terça-feira (1°), retornando as atividades às 13h da quarta-feira de cinzas (2), ou seja, conforme a Lei Municipal Nº 1226, de 06 de abril de 2015, os veículos nesse período deveriam ficar guardados na garagem da Prefeitura.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar