Bom dia, Visitante! (entrar - cadastro)

ALEMS 01

08 de setembro, 2011 às 12:52

Waldomiro Bocalan (Biri)

Presidente Municipal do PDT - Partido Democrático Trabalhista

Waldomiro Bocalan (Biri) - Foto: Luciana Aguiar

O site Costa Rica em Foco está realizando no decorrer deste ano entrevistas com presidentes de partidos municipais com o objetivo de apresentar as ideias dos grupos. Estamos utilizando como critério as mesmas perguntas para todos os presidentes entrevistados.

 

A oitava entrevista do ano é com o presidente do PDT – Partido Democrático Trabalhista, o vice-prefeito, Waldomiro Bocalan popularmente conhecido como Biri.

 

Natural de Santa Clara do Oeste (SP), Biri mudou-se para Costa Rica em 1973 e está filiado ao PDT há aproximadamente 25 anos. Ele assumiu há presidência do partido há cerca de dois anos.

 

Criado em 1981, o PDT resgatou as principais bandeiras defendidas pelo ex-presidente Getúlio Vargas. De tendência nacionalista e social-democrata, esse partido tem como redutos políticos os estados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A principal figura do PDT foi o ex-governador Leonel Brizola, falecido em 2004. O PDT defende como ideia principal o crescimento do país através do investimento na indústria nacional, portanto é contrário às privatizações.

 

Confira abaixo a entrevista de Biri ao Costa Rica em Foco:

 

CR em Foco: Quantos filiados possuem hoje o seu partido?

 

Biri: Antes de responder sobre os filiados eu gostaria de falar uma tradução muito importante do PDT que hoje nós vivemos a nível Nacional, temos o nosso presidente Nacional do PDT que hoje ocupa um cargo no Ministério tanto no ex-presidente Lula quanto agora. É um homem trabalhador, nós sabemos disso, é o homem do trabalho que vive em função a sua vida em prol do trabalhador brasileiro.

 

Falando nisso também nós não podemos deixar de lembrar das pessoas que passaram pelo PDT, a gente sabe a importância que foi e até hoje é lembrado, o Leonel Brizola. O Sadib está aqui junto comigo, o meu vice-presidente do PDT pode falar sobre isso que também é uma pessoa que ficou marcada e registrada a nível Nacional como uma pessoa que dentro do PDT fez com que o partido fosse e tem o que é hoje.

 

Falando no nível de Estado temos ai o nosso presidente Dagoberto Nogueira Filho, pessoa na qual é meu amigo, meu companheiro, não esquecendo também do ex-presidente do PDT no Estado de Mato Grosso do Sul, João Leite Schimidt, das pessoas que passaram pelo PDT. O PDT é hoje um partido forte porque as pessoas que estão dentro dele são fortes.

 

Aproximadamente nós tínhamos 357 filiados ao total, com a saída do então futuro município de Paraíso das Águas, 100 dos filiados saíram e foram montar o diretório no futuro município de Paraíso das Águas. Então nós devemos ter 257 a 260 filiados e estamos buscando mais.

 

CR em Foco: Qual a representatividade hoje do PDT no município? Possuem-se cargos eletivos, ou alguma secretaria?

 

Biri: Sim. Tanto é que eu como presidente do PDT sou o vice-prefeito atual, temos também a Secretaria de Desenvolvimento, Agricultura e Pecuária no qual também o Ivanildo Ferrari (Didão) que hoje é o secretário também é pedetista.

 

CR em Foco: Quais as pretensões do partido visando às próximas eleições?

 

Biri: É uma pergunta muito importante essa, porque eu vejo assim, dentro de uma reunião que nós tivemos em Campo Grande com o Carlos Lupi (Ministro do Trabalho e Emprego) aonde foi falado se o PDT teria candidato em todos os municípios.

 

E lá foi alarmado que deveria ter em todos os municípios e eu vejo que Costa Rica não é diferente porque quem não quer disputar uma eleição majoritária? Quem não quer ser um executivo? Quem não quer ser um prefeito? Lógico, todo mundo tem essa pretensão, desde que você é filiado a um partido você tem uma intenção. No momento a gente pensa nisso, mas tudo tem os seus momentos que a gente tem que ceder, tem que não ceder então à gente vai esperar as coisas acontecerem.

 

CR em Foco: Hoje que posição esta o seu partido em relação à Atual Administração? Aliado ou oposição?

 

Biri: Situação. Não tem como, eu acabei de ti dizer que eu estou no Poder Executivo, eu sou o vice-prefeito, ganhamos a eleição juntamente com o Baird, com os companheiros e hoje graças a Deus a gente está tendo o espaço cabível dentro do Executivo, então hoje estamos lado a lado com o prefeito municipal.

 

CR em Foco: Caso seja aprovada a Lei que veta coligação nas proporcionais qual seria a situação do PDT?

 

Biri: Nós teremos candidatos a vereadores podem ter certeza, eu acabei de dizer o porquê não de prefeito e vice também, o partido está pronto. O nosso partido hoje graças a Deus é super estruturado no município e você acabou de ver isso quando eu liguei para o Dagoberto e você falou com ele. Você vê que aqui em Costa Rica esse grupo do PDT, não o Biri é muito aceito a nível Estadual e a nível Federal.  

 

CR em Foco: Para você, qual é o grande desafio a ser superado pelo Executivo Municipal visando às próximas eleições?

 

Biri: Primeiramente buscar os companheiros, porque não adianta agregar os companheiros como ele está fazendo agora. Já chamou o PDT, já chamou os outros partidos à conversa porque ninguém, ninguém vai a lugar nenhum sozinho, ou seja, excluindo os companheiros. Então é agregar os companheiros, os partidos e se aliar.  

 

CR em Foco: Você já afirmou que partido tem pretensões em disputar o executivo municipal nas próximas eleições, é isso?

 

Biri: Sim, como não tenho? Temos sim, mas nada é impossível também ou possível de se abrir mão, tudo tem um momento, político tudo se pode, menos perdê-la.

 

CR em Foco: Como o senhor avalia a atuação do Governador do Estado André Puccinelli no município de Costa Rica?

 

Biri: Dr. André Puccinelli? Se fosse para dar nota de um a 10 eu daria 11 porque o desenvolvimento chegou no município, no Estado de Mato Grosso do Sul na nossa região é fantástico. Onde estivemos esses dias passado, você esta lá acompanhando, na Tri-Fronteira que aonde nós vimos a lamentação de alguns prefeitos do Estado de Mato Grosso que buscam a federalização de algumas rodovias. Se fosse para dar essa nota tem que dar nota 11, eu não posso nem um pingo questionar a administração do atual governo Estado de maneira nenhuma, é nota 10, 11 não tem como tirá-lo.   

 

CR em Foco: Qual deverá ser o grande sonho a ser buscado para o município de Costa Rica nos próximos anos através da classe política?

 

Biri: Nós já vivemos um momento muito importante, o emprego, o trabalho, o social, a educação, a saúde, e quando fala em educação vou lembrar aqui também do nosso senador da República, Cristovam Buarque que disputou também a eleição para presidente da República nas passadas, onde não conseguiu, mas é um homem que trabalha na educação. E o município precisa do que, sempre estar gerando emprego e é isso que nós estamos buscando em parceria com o Estado também porque sozinho não vamos a lugar nenhum.

 

CR em Foco: Qual a sua opinião sobre “Candidatura Única”?

 

Biri: Eu já falei, questionei muito isso, eu não sou favorável porque é antidemocrática. Antidemocrática, a minha opinião é essa. O eleitor tem o seu direito de escolher o seu candidato ou a candidata, tem direito e é uma opinião, se não fosse assim não precisava ter eleição é o meu ponto de vista porque já que há o direito do cidadão, do eleitor escolher o seu candidato o porquê não ter eleição?

Edição: Roney Rodrigues

Clique no Play e ouça a entrevista:


Flash Player Is Not Installed.


Either Flash Player is not installed or javascript is disabled.No HTML5 video capability. For best experience it is recommended that you download Flash Player from Adobe.


Get Adobe Flash player


Imprimir

1 comentários

« voltar para a entrevista

Daniel Nunes DIAS
15/09/2011 15:05
Aí está um político que acima de tudo é um cidadão..de família seria,cristã e tradicional ,desde os filhos,irmãos etc...O Biri é uns dos poucos políticos que hoje eu acredito,tanto é que sabemos porque o atual prefeito ganhou as eleições passada por sua causa Biri,votamos em você e não no Baird ,Eu gostaria de ver uma administração Biri e Valdeli seria uma conquista para Costa Rica os dois melhores políticos da região juntos por um povo por um sonho...
Que Deus abençoes toda sua família Biri uma família criada dentro da igreja,uma família que é exemplo para todos nós....Onde você estiver saiba que minha família e muitos,,muitos,,,nossa gente de Costa Rica estaremos com Você...

Antes de registrar seu comentário, Atenção! O site Costa Rica em Foco não divulga comentários ofensivos, obscenos, que vão contra a Lei, que não tenham o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido ou que não tenham relação com o conteúdo comentado. Dê sua opinião com responsabilidade!


Charge da Semana

Confira as principais charges que estão circulando na internet.

COVID-19

» todas as charges

PUBLICIDADE

All Gas

Entrevistas / Artigos

» todas as entrevistas e artigos

Siga-nos

FacebookTwitter


Jornalismo com credibilidade na região norte!