Costa Rica 31 ℃

Sabatina do indicado para embaixador nos EUA ficará para fevereiro, diz senador

O presidente Jair Bolsonaro decidiu indicar Forster para o cargo após ter desistido de indicar o filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Publicado em 22/11/2019 09:17

O presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, Nelson Trad Filho (PSD-MS), informou ao blog que a sabatina de Nestor Forster para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos deverá ficar para fevereiro de 2020.

Na última terça-feira (19), o governo norte-americano aprovou a indicação do diplomata. O presidente Jair Bolsonaro decidiu indicar Forster para o cargo após ter desistido de indicar o filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

Conforme a GloboNews, Nestor Forster está à frente da embaixada em Washington desde maio, quando o então embaixador, Sérgio Amaral, deixou o posto.

Para assumir o cargo efetivamente, contudo, Forster precisa passar por uma sabatina e ter o nome aprovado pelo plenário do Senado.

Indicação oficial

A mensagem presidencial com a indicação oficial de Forster para o cargo ainda não foi enviada ao Congresso.

Segundo Nelson Trad Filho, o Ministério das Relações Exteriores tem cobrado pressa para o agendamento da sabatina, mas ele argumenta que, como o governo ainda não oficializou a indicação, os trabalhos estão atrasados.

"Ainda precisa esperar o governo enviar a mensagem, e o presidente Davi Alcolumbre ler no plenário. Daí, designa-se um relator quando [a indicação] chegar à Comissão de Relações Exteriores. Ou seja, ainda leva uns 30 dias. Sabatina, só no ano que vem mesmo", disse Trad.

Nestor Forster tem como um dos principais atributos no governo Bolsonaro o fato de ser ter sido o responsável por apresentar Olavo de Carvalho, espécie de conselheiro do presidente, ao chanceler Ernesto Araújo.

Assim, ele se aproximou de toda a família Bolsonaro. E admira os conceitos políticos de direita propagados por Olavo de Carvalho.

Por Andréia Sadi/G1

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar