Costa Rica 25 ℃

Março deve começar chuvoso e com risco de alagamentos em MS

Uma frente fria que já se estabelece na Região Centro-Oeste do País será responsável pelos fenômenos

Publicado em 28/02/2020 13:08

Chuvas intensas na primeira quinzena de março poderão levar alguns rios a transbordar e causar alagamentos em Mato Grosso do Sul. O motivo é uma frente fria que já se estabelece na Região Centro-Oeste do País, segundo a previsão do CEMTEC/MS (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), órgão ligado à Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Até o dia 5 de março a previsão é que a chuva acumulada chegue a 70 milímetros em grande parte do Estado, sendo que na região Nordeste (Bolsão) o índice pode chegar a 100 milímetros. Na semana seguinte (6 a 13/03) as chuvas continuam fortes nas regiões Norte e Nordeste, enquanto nas demais áreas o acumulado esperado é de até 5 milímetros.

O grande problema neste cenário é que o rio Taquari, que passa pela cidade de Coxim, corta a região Norte-Nordeste e já estava com volume de água no limite máximo nessa semana. A Sala de Situação do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), órgão ambiental do Estado vinculado à Semagro, emitiu alerta sobre a iminência do rio transbordar desde a quarta-feira. No início da noite de ontem (27) o rio apresentava volume de água de 4,87 metros (com 5 metros já ocorreria o transbordamento), mas na manhã de quinta-feira começou a baixar, marcando 4,73 metros.

Se as chuvas continuarem na cabeceira do Taquari (região Nordeste) nos próximos dias, o volume de água pode voltar a subir e ocorrer o transbordamento. A equipe do Imasul está em alerta monitorando o comportamento das águas do Taquari e demais rios do Estado. No Miranda (região do Pantanal) chegou a haver transbordamento em trechos do rio na zona rural no início da semana, mas conforme o boletim da Sala de Situação o volume de água baixou 9 centímetros nos últimos três dias e o rio saiu do alerta.

Campo Grande News

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar