Costa Rica 24 ℃

Professoras Fátima, Noélia e Edna que fizeram história na Educação de Costa Rica recebem homenagens do Executivo e Legislativo

O espaço multiuso da Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa passa a ter o nome de Profª Fátima; a biblioteca da escola Fábio leva o nome da Profª Noelia e a Profª Edna dará nome ao auditório da Secretaria Municipal de Educação

Publicado em 24/07/2020 12:08

Fotos: Arquivo Pessoal

Preservar a história e homenagear aqueles que contribuíram de forma positiva para a educação ou com grandes exemplos é missão das autoridades municipais de Costa Rica - MS. Como forma de valorizar essas importantes educadoras, o prefeito Waldeli dos Santos Rosa encaminhou à Câmara de Vereadores o projeto de Lei que homenageia a memória de três professoras da REME – Rede Municipal de Educação – que faleceram em 2019.

Em sessão extraordinária realizada no último dia 20 de julho, os vereadores aprovaram por unanimidade de votos o projeto que foi sancionado pelo prefeito Waldeli e convertido na Lei Municipal Nº 1.555, publicada na última quarta-feira (22), na 1ª página do Diário Oficial Online de Costa Rica.

Com a sanção do prefeito, o espaço multiuso da Escola Municipal Fábio Rodrigues Barbosa passa a ter o nome de professora Fátima Conceição da Silva. A biblioteca da escola Fábio leva o nome da professora Noelia Medeiros Brum. Já a professora Edna Maria Jacinto da Silva dará nome ao auditório da Secretaria Municipal de Educação. Confira abaixo a biografias das homenageadas:

Noelia Medeiros Brum: foi secretária na Escola Estadual José Ferreira da Costa, professora, e coordenadora do Polo de educação superior à distância da UFMS, aqui no município. Noelia nasceu em 23 de fevereiro de 1959 na cidade de Ribas do Rio Pardo/MS. Veio para Costa Rica com 10 anos em busca de oportunidade de estudos nesse período residiu com amigos da família e padrinhos: Dona Ana e Dona Nena Zulmira Bento da Cruz, longe de seus entes queridos. Aos 18 anos começou a trabalhar na Escola Estadual José Ferreira da Costa na função de secretaria. Aos 22 anos terminou o curso de magistério no qual essa formação propiciou a entrada de sua vida docente.

Aos 23 anos começou a formar sua família com o nascimento de sua primeira filha Karina. Sempre determinada e visando o bem-estar de todos procurou melhorias profissionais. Trabalhando em duas funções: secretaria e professora, muitas vezes substituta. Aos 30 anos chegou sua segunda filha, Karol. E também iniciou sua faculdade de Letras com especialização em Latim/espanhol na UFMS de Campo Grande onde seu polo era em Coxim. Com isso sua vida profissional progrediu.

Por ser mãe solteira e trabalhando, muita das vezes, em três períodos para sustentar sua família, contou com a ajuda de amigos, parentes e ajudantes como Vanderlena e Pedra que se tornaram filhas do coração. Elas moravam todas juntas, umas ajudando a outra, deu oportunidade de estudo para todas filhas, sempre empoderando para serem mulheres independentes.

Noelia ou Nô para os próximos, sempre foi uma mãe guerreira, mulher estudiosa e determinada, uma pessoa sempre a frente do seu tempo, tinha tatuagem, sempre com seus cabelos avermelhados e curtos. Conhecida e se tornando atemporal pela sua alegria de viver, como muitos dizem até hoje:" não tinha tempo ruim com ela". A todo momento escolar incentivando seus alunos a serem seres pensantes, críticos e revolucionários. Dedicou sua vida a educar.

Aos 40 e até aproximadamente 57 anos, teve participações nas funções de coordenadora na língua portuguesa na Secretaria Municipal de Educação, desenvolveu vários projetos, incluindo o livro dos alunos com poesias sobre "O lugar que eu moro". Outro período importante nesta época e que a deixava muito feliz foi sua participação integral como coordenadora do Polo de educação superior a distância da UFMS modalidade EAD, ao final de sua vida concluiu voltando para a sala de aula, para o início e cumpriu com muito orgulho e mérito.

Faleceu aos 60 anos, vítima de câncer, no dia 29 de abril do ano passado, acreditando que o saber e a educação podem transformar o mundo onde vivemos. "O educador se eterniza em cada ser que ele educa." Paulo Freire.

Fátima Conceição da Silva Alves – atuava como pedagoga e, além de professora, também foi diretora da Escola Municipal Joaquim Faustino Rosa e coordenou a creche da Vila Nunes. Em 2013, ela se aposentou e passou a lutar contra um câncer, até falecer no dia 28 de agosto de 2019, aos 57 anos.

Fátima nasceu no município de Cassilândia - MS, aos 22 dias do mês de maio de 1962. Seus pais, José Menezes da Silva e Osória Moura da Silva (in memória) sempre a incentiva aos estudos. Formou-se como professora no curso Magistério (ensino médio) em 1981, na Escola Estadual Santos Dumont. Iniciou sua carreira profissional em 1980 na Escola Municipal Joaquim Faustino Rosa, que naquela época era administrada pela Secretaria Municipal de Educação de Camapuã e nomeada de João Ponce de Arruda, onde se destacou na alfabetização de crianças e direção da escola.

Em 1999 iniciou o curso de Pedagogia na Faculdade de Educação de Costa Rica. Concluiu o curso de Pedagogia no ano de 2002, professora formada na primeira turma de concluintes da FECRA. Em 2003 fez o curso de Pós-Graduação lato-sensu em Didática e Metodologia da Educação Básica. Profissional responsável atuou como professora e diretora na Escola Municipal Joaquim Faustino Rosa. Foi diretora no Centro de Educação Infantil Davina Corrêa de Oliveira e no CEI Ambrosina Paes Coelho.

A trajetória profissional e social de professora Fátima Conceição da Silva Alves foi pautada na ética, respeito pelos alunos e por suas famílias, pelos professores e coordenadores. Deixou como marca sua alegria de viver, aprender e trabalhar. Destemida, persistente não desistia de seus sonhos e objetivos.

Fátima foi uma professora competente, educadora consciente, colega afável, amiga leal, filha dedicada, tia carinhosa, irmã solidária, mãe e avó cuidadosa. Generosa é a palavra mais completa.

Edna Maria Jacinto da Silva: atuou como professora em diversas escolas do município, principalmente na Escola Estadual José Ferreira da Costa, onde também foi coordenadora pedagógica. Além de ter ocupado o cargo de assessora, na Secretaria Municipal de Educação.

Nasceu em Itajá - GO, no dia 21 de fevereiro de 1970, filha de José Jacinto e Jacy Batista da Silva. Passou sua infância em sua cidade natal, mudando-se para Costa Rica em meados de 1989.

Iniciou seus estudos para formação docente, por meio de muita luta e sacrifício. Concluiu os cursos de magistério, pedagogia, geografia e diversas especializações voltadas para a área da educação. Dedicou grande parte de sua vida à educação de Costa Rica, atuando como professora em diversas escolas do município, porém trabalhou a maior parte de sua trajetória na Escola Estadual José Ferreira da Costa, onde além da função docente também desempenhou a de coordenadora pedagógica. Está registrado em sua carreira o cargo de assessora educacional, no qual Edna pode contribuir mais ainda com a educação do município de Costa Rica, auxiliando gestores, professores e alunos.

Edna Maria é uma pessoa memorável, exemplo de honestidade que sempre buscou ajudar ao próximo. Tendo como frase preferida a citação de Benjamin Franklin “Quando somos bons para os outros, somos ainda melhores para nós”. Construiu sua história deixando seu legado por onde passou, foi uma mãe exemplar para seus filhos: Janaira, Letícia e Lucas Gabriel, uma avó amorosa para seu neto Matheus e uma grande amiga de seus familiares. Ao longo de sua vida conquistou verdadeiras amizades.

Faleceu em 06 de novembro de 2019, aos 49 anos, vítima de um câncer de mama. Recebeu inúmeras homenagens de reconhecimento a todo esforço dedicado: “Professora atuante no movimento sindical e no movimento negro (FETEMS)”. “Uma das ilustres mulheres que proporcionou grande bem à nossa terra e à nossa gente. [...] uma cidadã que está a merecer a saudade da Comunidade a que ela tanto serviu”. Com informações Assessora de Comunicação da Câmara de Vereadores de Costa Rica-MS.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar