Bom dia, Visitante! (entrar - cadastro)

cmcr

30 de julho, 2020 às 07:00

Costa Rica está na lista das cidades mais secas do Brasil

Veja dicas para não ter problemas de saúde em decorrência do tempo seco

A principal orientação para o tempo seco é aumentar ingestão de água (Foto: Marcos Ermínio, Midiamax)

Com Mato Grosso do Sul em alerta para a baixa umidade do ar, o município de Costa Rica – na divisa com Goiás – registrou umidade de 20% no último dia 27 de julho. Segundo a OMS - Organização Mundial de Saúde - um nível considerado aceitável deve estar acima dos 30%.
 
Conforme o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia - a cidade sul-mato-grossense ficou em 14º no ranking das localidades com menor umidade na data. No topo da lista figura o município de Novo Repartimento, no Pará, com 8%.
 
Apesar de nenhum outro município de MS estar na relação, há alerta para baixa umidade em todas as regiões do estado. Segundo o Cemtec - Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima - a umidade pode chegar novamente a 20% em alguns pontos no período da tarde.
 
Estiagem
A falta de chuvas por tempo prolongado agrava a situação do tempo seco. Em algumas cidades de Mato Grosso do Sul como Água Clara, Cassilândia e Corumbá, não há registro de precipitação nos últimos 30 dias.
 
Conforme o meteorologista Natalio Abrão, da Uniderp, não há previsão de chuva até o dia 10 de agosto, o que indica que haverá aumento, também, no foco de queimadas.
 
Recomendações
Beba bastante água. Um copo (200 ml) a cada duas horas é o ideal.
Toalhas úmidas ou recipientes com água pelos ambientes da casa ajudam nos dias extremamente secos.
Lave o nariz e os olhos com soro fisiológico pelo menos três vezes ao dia. Atenção: água da torneira não adianta, pois não é pura e contém cloro, o que irrita ainda mais as narinas.
Use hidratante para a pele ao acordar e na hora de ir dormir.
Para evitar rachadura nos lábios, principalmente se for ficar ao ar livre durante algum tempo, não se esqueça da velha e boa manteiga de cacau: é barata e infalível.
Evite fazer exercícios físicos entre as 10 e as 16 horas.
Finalmente, mas não menos importante, considere a compra de um bom umidificador de ar portátil para a casa. Há no mercado diversos modelos silenciosos e que economizam energia.
Com informações Gabriel Maymone / Midiamax
CONTRA DENGUE
Imprimir


Charge da Semana

Confira as principais charges que estão circulando na internet.

COVID-19

» todas as charges

PUBLICIDADE

Entrevistas / Artigos

» todas as entrevistas e artigos

Siga-nos

FacebookTwitter


Jornalismo com credibilidade na região norte!