Bom dia, Visitante! (entrar - cadastro)

Campanha Torra Estoque MS

17 de setembro, 2020 às 06:59

Fronteira do Brasil com o Paraguai será reaberta em pontos estratégicos

Presidente da Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero afirma que empresários estão otimistas

Da redação

A ministra da Indústria e Comércio do Paraguai, Liz Cramer, anunciou a criação de centros logísticos de compras nas cidades que fazem fronteira com o Brasil e Argentina. 
 
Os pontos de comércio estão sendo definidos pelas autoridades locais, mas serão aos mesmos moldes do que já acontece na linha internacional entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã, o consumidor faz a compra pela internet e recebe a compra nos locais definidos.
 
O presidente da Câmara de Comércio de Pedro Juan Caballero, Victor Barreto, disse que a expectativa é que as fronteiras sejam reabertas gradativamente. 
 
“Data não temos ainda, mas em outubro a gente acredita que vai flexibilizar primeiro em Ciudad del Este, Salto del Guairá e depois Pedro Juan Caballero”, ressaltou Barreto que ainda reforçou que mesmo com o dólar alto esperam turistas.  
 
“Estamos otimistas, porque mesmo com o dólar alto as pessoas vem comprar, mesmo que poucas coisa e isso  movimenta nossa economia. É bom para todo mundo”, concluiu.
 
De acordo com as informações do jornal ABC Color, a Direção Nacional de Aduanas está definindo as localizações dos centros de logística comercial que serão instalados nas áreas primárias das cidades fronteiriças com o Brasil.
 
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Rivas, anunciou que será assinado nesta quarta-feira um acordo para autorizar os centros logísticos de fronteira. 
 
As vendas serão feitas on-line e os compradores poderão retirar seus produtos em pontos localizados na fronteira com o Brasil.  
 
Rivas confirmou que a reabertura gradual das fronteiras ainda está em curso.  
 
Os chamados “delivery na fronteira”,  funcionarão para os dois países. Tanto brasileiros poderão comprar on-line e retirar a mercadoria de carro nesses centros comerciais do lado paraguaio, quanto turistas paraguaios poderão fazer o mesmo.  
 
Convênio será firmado entre dois países
O convênio será firmado entre os dois países, Cramer explicou que ainda não estão definidos os pontos específicos onde esses centros serão instalados, mas a alfândega já tem vagas provisórias, que serão sempre nas zonas primárias. 
 
Ela também indicou que as negociações com o governo argentino para implementar a mesma modalidade nas cidades fronteiriças com a Argentina não estão avançando.
 
Ainda de acordo com as informações do ABC Color, o governo paraguaio avança na elaboração de um protocolo sanitário para permitir a entrada de turistas em Ciudad del Este pela Ponte da Amizade, que será exclusivamente para o comércio. 
 
O projeto foi anunciado na terça-feira e visa a reabertura “gradual, parcial e temporária” da fronteira com Foz do Iguaçu.
 
Delivery foi autorizado em julho
No dia 21 de julho foi autorizado o comércio entre Ponta Porã e Pedro Juan Caballero. Com a autorização delivery, brasileiros passaram fazer compras on-line nas lojas do País vizinho, e a entrega é feita em dois pontos instalados do lado paraguaio, próximo as cercas que dividem os países, sem que o consumidor tenha que entrar no território estrangeiro.
 
A retirada é feita apenas através destas tendas, com a entrada de brasileiros no Paraguai ainda proibida.
 
Os pontos de entrega de fronteira fazem parte do plano de revitalização econômica proposto pelo Ministério da Indústria e Comércio para cidades que dependem do comércio bilateral.
 
Desde o início do fechamento das fronteiras, comerciantes protestam contra a ação. 
Fonte: Súzan Benites / Correio do Estado

CONTRA DENGUE
Imprimir


“Não se combate o crime cometendo crime”

#FICAADICA

Atire a 1ª pedra!

Aquele que tiver a real...

Charge da Semana

Confira as principais charges que estão circulando na internet.

COVID-19

» todas as charges

PUBLICIDADE

All Gas

Entrevistas / Artigos

» todas as entrevistas e artigos

Siga-nos

FacebookTwitter


Jornalismo com credibilidade na região norte!