Costa Rica 32 ℃

Índia registra recorde de novos casos de Covid

País é o 2º a ultrapassar a marca de 100 mil novos infectados em um único dia.

Publicado em 05/04/2021 11:33

Em meio a uma segunda onda de Covid-19, desafios para vacinar o segundo país mais populoso do mundo e a circulação de novas variantes, a Índia registrou nesta segunda-feira (5) um novo recorde de novos casos: 103.558.

O país se tornou o segundo a ultrapassar a marca de 100 mil novos infectados em um único dia. Até então, só os Estados Unidos tinham atingido a marca simbólica.

As infecções diárias já cresceram cerca de 12 vezes desde que atingiu um pico de baixa no início de fevereiro (cerca de 9 mil), quando as autoridades abrandaram a maioria das restrições e as pessoas pararam de usar máscaras e seguir o distanciamento social.

No dia 24 de março, o Ministério da Saúde do país anunciou a detecção de uma "nova variante dupla mutante" do coronavírus, que ainda não foi catalogada, e o maior número de novos casos de Covid-19 desde novembro (47.262).

A alta nas novas infecções ocorre em meio ao festival da primavera e à organização de grandes comícios eleitorais, que aumentam ainda mais o temor da disseminação do vírus.

Lockdown em Maharashtra

Hospitais no estado mais rico e mais afetado da Índia, Maharashtra, estão sendo invadidos por pacientes, segundo a agência de notícias Reuters.

O estado, cuja capital comercial é Mumbai, registrou um recorde de novos casos (57.074) e foi responsável por mais da metade de todos os novos infectados do país (55%).

Em resposta ao aumento do número de casos, o governo de Maharashtra anunciou no domingo (4) toque de recolher noturno para seus 110 milhões de habitantes até o fim do abril e diversas medidas de restrição.

A região também proibiu reuniões de mais de quatro pessoas e fechou escritórios, restaurantes, cinemas, piscinas, bares, igrejas e templos e locais públicos, como praias, além de impor um lockdown nos fins de semana.

Vacinação contra Covid

Com mais de 12,5 milhões infectados e 165 mil óbitos, a Índia é o terceiro país com mais casos confirmados, atrás apenas de EUA e Brasil, e o quarto com mais mortos, atrás também do México.

O país é o maior produtor e exportador mundial de vacinas, mas encontra desafios para imunizar seu 1,3 bilhão de habitantes, a segunda maior população do planeta depois da China (1,4 bilhão).

Em meio à pressão da oposição, o governo indiano está segurando a exportação de vacinas contra a Covid-19 para acelerar a vacinação no país e expandiu a campanha de vacinação para incluir todos os adultos com mais de 45 anos de idade.

A Índia já aplicou mais de 75 milhões de doses, atrás apenas de EUA (161 milhões) e China (133 milhões), segundo o Our World in Data, projeto ligado à Universidade de Oxford.

O país é também o terceiro em vacinas aplicadas por dia (média de 2,24 milhões na última semana), também atrás de China (5,19 milhões) e EUA (3,07 milhões).

Mas a Índia tem uma vacinação proporcional à população ainda pequena (5,51 doses a cada 100 habitantes), atrás da média mundial (8,33) e de outros países dos Brics, como Rússia (8,25), China (9,30) e Brasil (9,86).

Por G1

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar