Costa Rica 25 ℃

Trabalhador morre soterrado por grãos em Chapadão do Sul

2º caso em menos de um mês, mas em empresas diferentes; equipes atuam para resgatar corpo

Publicado em 05/07/2022 12:12

Imagens mostram o trabalho de bombeiros, policiais e peritos na empresa onde trabalhador morreu soterrado, em Chapadão d

Trabalhador, de 47 anos, morreu soterrado por grãos, na tarde de segunda-feira (4), em Chapadão do Sul, a 316 km de Campo Grande. Este é o segundo caso, em 21 dias, na cidade. No mês passado, um jovem, de 22 anos, morreu da mesma forma, mas em outra empresa da região.

Neste caso mais recente, Elias Venâncio da Silva, natural do Paraná, tentava desobstruir um dos silos de uma empresa na saída para Cassilândia, quando acabou caindo dentro do maquinário após escorregar. Ele não usava equipamentos de segurança.

De acordo com boletim de ocorrência, o funcionário tentava transferir grãos de soja de um silo para outro, quando houve a obstrução.

À Polícia Civil, um encarregado da empresa afirmou que todos os funcionários foram orientados, ainda na semana passada, sobre os procedimentos de segurança do trabalho que devem ser acatados nestes procedimentos, mesmo assim, o trabalhador não obedeceu as recomendações.

Além disso, segundo o representante da empresa, os funcionários não precisam entrar no silo para fazer a desobstrução de grãos, uma vez que o procedimento pode ser realizado acionando um botão. Porém, caso ainda assim seja necessário entrar no equipamento, ferramentas de segurança, como uma cadeirinha e um cabo de proteção, devem ser usadas.

Após cair no silo, o trabalhador não foi mais visto. Socorristas do Corpo de Bombeiros foram acionados, assim como a polícia e peritos. As equipes ainda estão no local, com objetivo de retirar o corpo da vítima do silo, o que deve acontecer nas próximas horas.

Ainda segundo o encarregado da empresa, Elias era natural do Paraná, mas sempre vem a Mato Grosso do Sul para trabalhar, na época da colheita.

Outra morte

No dia 13 de junho, Cezar Nunes dos Santos, de 22 anos, foi soterrado por toneladas de grãos de soja, em um armazém de cereais às margens da MS-316.

Conforme a Polícia Civil, no dia do acidente, Cezar estava empurrando grãos para um funil, quando teria soltado, momentaneamente, do cabo que o segurava por um cinto de segurança. Por conta disso, ele acabou escorregando e caindo no sumidouro. A vítima era do Piauí.

Por Liniker Ribeiro / Primeira Página

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar