Costa Rica 28 ℃

Novembro tem mais uma etapa da vacinação contra a febre aftosa

Com calendário invertido esse ano, etapa de novembro deverá imunizar todo o rebanho, de mamando a caducando

Publicado em 27/10/2022 10:06

Foto: Arquivo/Mapa

Mato Grosso do Sul e outros 9 estados da federação deverão, de 1º a 30 de novembro, vacinar todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando, contra a febre aftosa. Para as regiões do Planalto e Pantanal a aquisição da vacina estará liberada nas revendas cadastradas a partir desta quinta-feira, 27, sem a necessidade de emissão de autorização de compra pela Iagro-MS (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).

A previsão da Iagro é de que cerca de 20 milhões de animais sejam imunizados até o fim desta campanha.

A agência sanitária alerta para a necessidade de registro da vacinação, o que deve ser realizado pelo produtor rural da região do Planalto entre os dias 1º de novembro e 15 de dezembro no portal GAP, que pode ser acessado clicando AQUI.

Já no Pantanal, os optantes do mês de novembro devem vacinar todo o rebanho, entre 1° de novembro e 15 de dezembro. O registro deve ser realizado entre os dias 1° de novembro e 31 de dezembro.

A vacina – As vacinas devem ser adquiridas nas revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. A orientação das autoridades sanitárias é que sejam usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 ml na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina.

O índice de vacinação contra a febre aftosa na etapa de maio alcançou a marca de 99,73% de animais. No total, foram vacinados 11,7 milhões de animais, entre bovinos e bubalinos. Excepcionalmente, no ano de 2022, as etapas foram invertidas, sendo que todos os bovinos e bubalinos com até 24 meses de idade deveriam ser vacinados na primeira etapa (em maio) e, todo o rebanho bovino e bubalino, de mamando a caducando, na segunda etapa (agora em novembro).

Área livre sem vacinação – O Estado terá status de área livre de febre aftosa sem vacinação a partir de 2023, ao concluir em novembro deste ano a última etapa para obter o título pelo Ministério da Agricultura.

De acordo com o último levantamento do PNEFA (Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa), a campanha de imunização do rebanho bovino sul-mato-grossense deste ano será a última antes da certificação das autoridades sanitárias nacionais e internacionais. O assunto será debatido no V Fórum PNEFA no dia 23 de novembro deste ano.

Fonte:Campo Grande News

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar

Agronegócio

Safra de grãos em MS cresce 19% e supera as 26 milhões de toneladas

Com um crescimento estimado de 19,1%, o Mato Grosso do Sul deve fechar  a safra de grãos 2022/2023 com uma produção total de 26,2 milhões de toneladas. É o q...

Agronegócio

Falta de chuva e elevadas temperaturas de 2020 acarretam perdas na safra de café arábica 20/21

O café arábica apresenta um fenômeno chamado bienalidade. Em uma safra proporciona elevada produção e outra baixa, em função da demanda de fisiologia da plan...