Costa Rica

Seminário traz atualizações e técnicas modernas utilizadas pela Perícia Criminal

O Seminário começa no dia 30 com um minicurso apenas para os peritos oficiais e no dia 1º de dezembro, as palestras acontecem pela manhã e tarde, no Grand Park Hotel

Publicado em 30/11/2023 13:31

Foto: Divulgação

O XXI Seminário Regional dos Peritos Oficias do Mato Grosso do Sul, que começa hoje a noite,  traz como tema este ano  a “Autodeterminação e multidisciplinariedade como pilares das ciências forenses”. O objetivo é ofertar  atualização de conhecimentos aos peritos criminais e médicos legistas do estado por meio de minicursos com renomados peritos que atuam no IALF - Instituto de Análises Laboratoriais Forenses - e palestrantes que atuaram em casos de repercussão nacional e no estado.

Uma das palestras mais aguardadas é sobre o Caso do menino Henry Borel (4), do Rio de Janeiro, que foi tratado inicialmente como acidente e o trabalho realizado pela perícia criminal e pelo médico legista, apontou que a criança havia sofrido agressões do padrasto, o vereador Dr. Jairinho e da mãe, Monique Medeiros, vindo a óbito. O crime aconteceu em março de 2021 e o palestrante é o perito criminal responsável pelo caso,  Leandro Ribeiro Pinto, da Polícia Civil do Rio de Janeiro.

A segunda palestra é sobre o protocolo de perícia em bem-estar animal utilizado no estado, que emprega quatro indicadores para verificar se houve ou não maus-tratos: grau de nutrição, conforto, comportamento  e saúde. A palestrante é a perita Maristela Melo de Oliveira, do Instituto de Criminalística Hercílio Macellaro (ICHM/MS) que também vai falar sobre casos de envenenamento e um caso de zoofolia que foram elucidados graças a exames laboratoriais.

Por Mato Grosso do Sul ser um dos estados brasileiros no qual os conflitos entre índigenas e fazendeiros é uma realidade, a organização do evento trouxe uma atualização sobre a Contribuição da Ciência Forense no Combate aos Crimes contra os Povos indígenas e Fronteiriços, com os peritos criminais da Unidade Regional de Perícia e Identificação (URPI) de Amambai, Jéssica Barbosa de Jesus  e Paulo Henrique Oliveira.

Para falar sobre Amostras improváveis e determinação de perfil genético, os peritos do IALF - Willian Nassar Moreira Eduardo e Tayana Serpa Ortiz Tanaka abordarão as modernas técnicas utilizadas para extração de DNA e para incentivar e mostrar que vale à pena,  os peritos  coletarem amostras nos locais , mesmo quando a chance de obtenção de perfil genético parecer baixa. Depois de processadas, essas amostras podem levar aos seus autores. Eles levarão também casos de sucesso em que as amostras de DNA foram inseridas no Banco de Perfis Genéticos e, por meio de cooperação interestadual, foi possível elucidar um caso.

A última palestra do   seminário, vai ser um minicurso sobre a atuação da Polícia Científica em locais de desastres, com a perita Renata Cristina Grangeiro Ferreira, da Polícia Civil do Distrito Federal. Nesse caso, ela vai falar de acidentes de trânsito que envolvem várias mortes, desastres como o de Brumadinho e como deve atuar a perícia nesses casos.

Segundo o perito criminal Rodrigo Wenceslau, organizador do evento, os temas escolhidos fazem parte das peculiaridades de Mato Grosso do Sul. “Cada estado tem seu perfil de acidentes e crimes e a atuação da perícia tem de estar ajustada com essa realidade, por isso escolhemos esses temas”, afirma.

O Seminário que está em sua vigésima primeira edição, é realizada anualmente para celebrar o Dia do Perito Oficial Forense, comemorado no dia 4 de dezembro. “Já é uma tradição realizarmos este evento nesse período e como trabalhamos com ciência, é necessário trazermos sempre o que de mais moderno tem a Polícia Científica para manter nossos quadros atualizados”, disse Sebastião Renato, presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais Forenses do MS (SINPOF/MS) que promove anualmente o evento. Segundo ele, os recursos humanos altamente qualificados dos peritos criminais tem colocado Mato Grosso do Sul no ranking das melhores Polícias Científicas do Brasil em resolutividade de crimes.

O Seminário começa no dia 30 com um minicurso apenas para os peritos oficiais e no dia 1º de dezembro, as palestras acontecem pela manhã e tarde, no Grand Park Hotel.

Confira a programação:

Local: Grand Park Hotel, Av. Afonso Pena nº 5282  (Em frente ao Shopping Campo Grande)

30 de Novembro  - Exclusivo para peritos criminais

19h30 – 22h20: Minicurso -Integração Forense: estabelecendo diálogo entre o local de crime o laboratório na coleta e análise de vestígios - Jean Nascimento de Jesus (PC/MS/IALF), Amanda Nina Sargi do Nascimento (PC/MS/IALF), Evandro Rodrigo Pedão (PC/MS/IALF) e Willian Nassar Moreira Eduardo (PC/MS/IALF).

01 de Dezembro - de 2023 - Matutino

8h30 -  Caso Henry Borel – Palestrante: Perito Criminal Leandro Ribeiro Pinto (PC/RJ)

09h30-  Perícias veterinárias – Palestrante: Perita Criminal Maristela Melo de Oliveira (PC/MS/ICHM)

10h40 - A Contribuição da Ciência no Combate aos Crimes contra os Povos indígenas e Fronteiriços. Palestrantes: Peritos criminais Jéssica Barbosa de Jesus (PC/MS/URPI/Amambai) e Paulo Henrique Oliveira (PC/MS/URPI/Amambai)

11h30 -  Amostras improváveis e determinação de perfil genético. Palestrante: Peritos criminais Willian Nassar Moreira Eduardo (PC/MS/IALF) e Tayana Serpa Ortiz Tanaka (PC/MS/IALF)

Vespertino

14/18h Minicurso - Conceitos básicos para a atuação em locais de desastres - Renata Cristina Grangeiro Ferreira (PC/DF)

Fonte: Assessoria Sinpof-MS

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar