Costa Rica

Com apoio de Paulo Corrêa, Bonito recebe oficina ortopédica itinerante

Oficina vai atender mais de 80 pacientes e entregar 36 equipamentos

Publicado em 01/12/2023 10:55

Foto: Divulgação / Assessoria Parlamentar

Consultas com equipe especializada para levantamento das necessidades, medição para elaboração de próteses e entrega de equipamentos. Esses são os serviços oferecidos pela Oficina Ortopédica Itinerante, da Rede da Pessoa com Deficiência da SES - Secretaria de Estado de Saúde - em Bonito, nesta semana.

A ação de saúde é resultado da articulação do deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) junto ao Governo do Estado para promover a aproximação do serviço especializado aos pacientes do SUS - Sistema Único de Saúde - no interior do Estado.

Para o 1º secretário da Assembleia Legislativa, o projeto desempenha um papel crucial ao percorrer os municípios de Mato Grosso do Sul levando os atendimentos a quem mais precisa.

“Esse projeto é essencial, pois promove a independência, mobilidade e autonomia para os usuários do sistema único de saúde, permitindo que superem desafios físicos e alcancem uma vida mais plena”, avalia.

Prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues agradeceu o empenho de Paulo Corrêa e falou sobre a importância do serviço para a comunidade.

“Esses equipamentos que estamos entregando, como as cadeiras de rodas, de banho, as muletas e bengalas, além das próteses e órteses que serão disponibilizadas após a avaliação e medição dos pacientes, farão toda a diferença na vida dessas pessoas, garantindo maior mobilidade e independência. A minha única palavra é gratidão”, disse o prefeito Josmail Rodrigues, em agradecimento à intermediação de Paulo Corrêa.

A gerente da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência da SES, Juliana Medeiros, explica que o resultado dos atendimentos especializados na avaliação, prescrição e dispensação de Órtese, Prótese e Meios auxiliares de locomoção (OPM), pode ser visualizado e sentido pelo usuário do SUS com o aumento da sua capacidade funcional, conforto e qualidade de vida.

“Outro fator não quantificado, mas de grande importância é o retorno as atividades educacionais e de formação profissional das pessoas com deficiência, facilitada pelo uso de OPMs”, pontua.

Oficina Ortopédica Itinerante

Além dos pacientes de Bonito, a oficina também vai atender os pacientes da microrregião - Jardim, Guia Lopes, Caracol, Bela Vista e Porto Murtinho.

A ação é realizada pela SES, por meio da Rede da Pessoa com Deficiência, CER IV/APAE - Centro Especializado em Reabilitação/Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - de Campo Grande e em parceria com as secretarias municipais de saúde.

Entre janeiro e agosto de 2023, a unidade percorreu os municípios de Corumbá, Caarapó, Três Lagoas, Paranaíba, Ponta Porã, Naviraí, Aquidauana, Coxim, Jardim, Nova Andradina, Dourados, Cassilândia e Rio Brilhante, totalizando 2.137 pacientes atendidos.

Entre os produtos confeccionados e entregues estão: órteses, próteses, coletes, botas, palmilhas, cadeiras de rodas, de banho, muletas, bengalas e andadores. Para ter acesso aos serviços, a pessoa deverá previamente estar inserida na regulação SISREG - Sistema de Regulação.

Fonte: Assessoria Parlamentar com informações da Prefeitura de Bonito

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar

Cidades

Operação da PF prende suspeito de tráfico internacional de drogas em MS

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (8), a Operação Selfie Portrati, que investiga a atuação de uma organização criminosa no tráfico inte...