Costa Rica 21 ℃

Voucher Transportador contribui para amenizar déficit de 10 mil motoristas em MS

Cerca de 70% das empresas do Estado estão com deficiência de motoristas habilitados nas categorias D e E

Publicado em 01/02/2024 07:00

Foto: Álvaro Rezende/Governo de MS

A falta de profissionais qualificados é um grande gargalo do setor de Transportes em Mato Grosso do Sul. A avaliação é do presidente do Setlog/MS - Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística MS - Cláudio Cavol.

Cerca de 70% das empresas do Estado estão com deficiência de motoristas habilitados nas categorias D e E. “Essa demanda por qualificação foi apresentada pelo Setlog/MS ao Governo do Estado quando do lançamento da CNH Social, no final de 2021, e o programa foi estendido ao Voucher Transportador. As transportadoras têm muitas oportunidades, mas não encontram motoristas qualificados. Para se ter uma ideia, calculamos que o déficit é de 10 mil profissionais no setor”, explica Cláudio Cavol.

Instituído pela Lei nº 6.055/2023, o Programa Voucher Transportador disponibiliza 1.000 vagas para motoristas que desejam passar por qualificação na função de motorista de carga e ônibus e incluir as letras “D” e “E” na habilitação, com todos os exames, autoescola e taxas do Detran-MS custeadas pelo Governo do Estado, além de dois cursos de qualificação realizados pelo Sest/Senat.

“É uma ação que gera emprego e renda e ainda aumenta a segurança nas estradas, porque esses profissionais saem preparados e reciclados para atuar no mercado de trabalho, iniciativa do Governo do Estado que merece reconhecimento”, pontua o presidente da Setlog/MS.

O programa recebeu mais de 7,3 mil inscrições e realizou a terceira chamada de candidatos selecionados no mês de janeiro. O sucesso já desperta o interesse de outros estados. No dia 24 de janeiro, o secretário adjunto da Indústria e Comércio do Maranhão, Marco Moura, veio a Mato Grosso do Sul para conhecer o Programa Voucher Transportador.

Fonte: Assessoria do Setlog/MS com informações do Governo do Estado

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar