Costa Rica 26 ℃

Com administração terceirizada do Pronto Socorro da Fundação Hospitalar, homem morre e suspeita é de negligência médica

Tanto a Fundação Hospitalar quanto a empresa terceirizada que assumiu, neste mês de junho, a “gestão” do Pronto Socorro podem virem a serem questionadas pelas autoridades competentes e/ou até mesmo pela família do falecido

Publicado em 12/06/2023 06:30

Imagens: CRF e Divulgação

A terceirização dos serviços de saúde, além de danosa para os trabalhadores, pode ser extremamente perigosa para os pacientes. Mais que uma tese, essa avaliação pode ser confirmada depois que o morador de Costa Rica/MS, Ivo Pereira Nunes, de 71 anos, faleceu na manhã de domingo (11), por volta das 11 horas da manhã, na cidade Camapuã/MS, quando seguia de Vaga Zero para Campo Grande/MS.

De acordo com denúncias recebidas pela reportagem do Costa Rica em Foco, o paciente teria dado entrada no Pronto Socorro da FHCR - Fundação Hospitalar de Costa Rica - por volta das 24h (meia noite), mas logo foi encaminhado para a Sala de Estabilização, após estabilizarem o paciente, o médico plantonista solicitou às 03:37:10 (três horas da manhã, trinta e sete minutos e dez segundos), a Vaga Zero para Campo Grande, com a seguinte justificativa: “paciente necessita de seguimento em unidade de maior complexidade, não dispondo de unidade de hemodinâmica no município”, constando ainda no documento Prioridade de Atendimento 1, ou seja, Resolver em 30 minutos.

A resposta da Central de Regulação do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul veio às 04:08 (quatro horas da manhã e oito minutos), confirmando a Vaga Zera para atendimento no Hospital Regional de Campo Grande que foi confirmada pelo médico plantonista às 04:10 (quatro horas e dez minutos).

Acontece, que conforme a denúncia recebida pela reportagem do Costa Rica em Foco, devido a falta de médico para fazer a Vaga Zero, a Fundação Hospitalar teria “segurado a vaga”, e o paciente teria esperado mais de 5 horas aguardando pelo médico/transporte, ou seja, ele teria seguido para Campo Grande por volta das 9 horas (nove horas da manhã), quando uma médica, que seria teoricamente a coordenadora da empresa que assumiu a terceirização do Pronto Socorro da FHCR, prosseguiu com a Vaga Zero e então acompanhou o paciente, mas já era tarde, ele veio a falecer em Camapuã, por volta das 11 horas da manhã.

Apuramos também que o secretário Municipal de Saúde, vereador licenciado Jovenaldo Francisco dos Santos (PL), estaria na Fundação Hospitalar e acompanhou o embarque tardio do paciente para a Capital, segundo fontes, ele apontava estar furioso com o acontecido.

Nossa reportagem entrou em contato com a família e colocou o jornal à disposição caso eles queiram relatar o que passaram nessas últimas horas de vida de Ivo Nunes. Conforme Nota de Pesar divulgada pela Real Paz Santa Rita, o sepultamento de Ivo Nunes será ás 8 horas da manhã desta segunda-feira (12), no Cemitério Divino Pai Eterno, em Costa Rica.

Empresa

A Lag Medicina Intensiva LTDA, de Dourados/MS, é a empresa terceirizada que assumiu, neste mês de junho, a “gestão” do Pronto Socorro da FHCR. Classificada como empresa de Pequeno Porte, a mesma declara um Capital Social de R$ 100 mil e tem pouco mais de 1 ano de abertura, ou seja, a experiência nesse tipo de serviço hospitalar pode vir a ser questionada pelas autoridades competentes e/ou até mesmo pela família do falecido.

No seu quadro de sócios está o ex-secretário de Saúde de Dourados, Gecimar Teixeira Junior, que curiosamente foi contrato em Costa Rica, na época pelo ex-secretário de Saúde e ex-prefeito, Jesus Queiroz Baird.

Dourados

O médico Gecimar Teixeira Junior foi nomeado secretário Municipal de Saúde, em julho de 2020, mas teria ficado no cargo somente por um mês. Ele também foi diretor da UPA - Unidade de Pronto Atendimento - de Dourados.

Em Dourados, a Secretaria Municipal de Saúde foi alvo de várias investigações nos últimos anos. Já teve um ex-secretário e vários funcionários ligados ao setor de saúde presos e investigados pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar