Costa Rica 28 ℃
Diretório do PDT de Costa Rica prestigiou visita do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi
VSecretário Didão, ministro Lupi e vice-prefeito Biri (Foto: Sadib de Oliveira/Costa Rica News)

Diretório do PDT de Costa Rica prestigiou visita do Ministro do Trabalho, Carlos Lupi

Segundo Lupi, o Projovem é o “coração” da pasta em todo País

Publicado em 21/08/2011 17:01

Na última sexta-feira (12), os membros do diretório do PDT de Costa Rica (MS): o vice-prefeito de Costa Rica Waldomiro Bocalan (Biri), o secretário de Agricultura e Desenvolvimento, Ivanildo Ferrari (Didão), vereador Ivan da Cruz (Xixi de Paraíso das Águas), Amado Gonçalves Moreira, Ângelo Filisbino de Souza e Sadib de Oliveira participaram da abertura da Conferência Regional do Emprego e Trabalho Decente, em Campo Grande, que contou com a presença ilustre do ministro do Trabalho, Carlos Lupi.

Durante seu pronunciamento o ministro Carlos Lupi enalteceu a garantia de 30% de alunos assíduos do Programa Projovem ingressarem no mercado de trabalho formal. Segundo ele, o programa é o “coração” da pasta em todo País.

O Projovem é destinado a jovens com idade entre 18 e 29 anos, que estejam em situação de desemprego e sejam de famílias com renda per capita de até um salário mínimo. O aluno recebe, durante seis meses, auxílio no valor de R$ 100.

Em Mato Grosso do Sul, o programa atinge 5,5 mil jovens de 32 municípios com investimento de R$ 10,2 milhões.

Presente no evento, o governador André Puccinelli (PMDB) revelou que pediu ao ministro a ampliação de 5,5 mil para 10 mil vagas do programa para o Estado.

Outra solicitação feita por Puccinelli foi 3 mil vagas no programa Planseq - Plano Nacional de Qualificação para Setor Sucroalcooleiro destinado especificamente para indígenas. “É algo inédito”, pontuou o chefe do Executivo Estadual.

Portal Emprego - Durante o evento nesta manhã, o ministro do Trabalho fez o lançamento do Portal Mais Emprego (www.maisemprego.mte.gov.br). Conforme Lupi, um dos diferencias é a questão do seguro desemprego.

No momento em que o trabalhador solicita o auxílio, a agência de emprego faz verificação de disponibilidade de vaga para que ele consiga novo trabalho e, a partir daí, faz o encaminhamento para a vaga antes de prosseguir com o procedimento do seguro.

Fonte: Campo Grande News e Costa Rica News

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar