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Esposa utiliza redes sociais para denunciar mau atendimento da saúde e descaso com pacientes vem a público em Costa Rica

“Jesus Baird, Delegado Cleverson, Roni Cota a saúde grita por socorro, não podemos tapar o sol com a peneira, infelizmente as redes sociais tá sendo o único meio de gritar por socorro”, escreveu Day Andrade no Facebook

Publicado em 29/10/2021 12:45

Esposa utiliza redes sociais para denunciar mau atendimento da saúde e descaso com pacientes vem a público em Costa Rica
Imagem: Reprodução Facebook

Uma esposa usou as redes sociais para denunciar o mau atendimento na saúde e descaso com pacientes vem a público em Costa Rica - MS. Eunice Martins, por meio de sua conta pessoal no Facebook, relatou no dia 26 de outubro de 2021, que após seu esposo sentir forte dor no nervo eles procuraram a FHCR – Fundação Hospitalar de Costa Rica – mas não teve o atendimento esperado. Confira na imagem ao lado o relato dela na íntegra.

“Ele ficou tomando medicação na Fundação Hospitalar das 9 horas da manhã às 16 horas, sem comer nada. Não perguntaram e nem serviram nem um copo de água ao menos”, relatou indignada a esposa do paciente. Ela conta ainda que ele chegou a ser atendido duas vezes na fundação, mas que não foi resolvido e no dia em que passou tomando medicação mandaram ele de volta para casa porque não havia o que fazer.

Eunice conta ainda que “depois de alguns dias, passou pelo ortopedista no CEM porque ele não estava bem. Passou outro remédio e pediu que se não houvesse melhora voltasse para pegar o pedido de uma ressonância. Não houve melhora, foi ao PSF da Vila Nunes (pois não conseguiu marcar o retorno no CEM), e o médico de lá ao invés de passar o encaminhamento para o ortopedista passou direto o pedido da ressonância”.

“Ao chegar na Secretaria de Saúde não foi aceito porque o médico que passou não era ortopedista. Agora estamos aguardando uma ligação do PSF que está tentando um encaixe a quase 30 dias para passar pelo ortopedista, para pegar ainda o pedido e ainda marcar a ressonância. Se fosse caso de morte, já teria morrido”, afirmou a esposa do paciente.

Para Eunice Martins “o que mais me entristece e ver aqueles que falavam tão mau da saúde na gestão passada, agora calados. Pois na gestão passada a gente esperava de 20 a 30 dias uma ressonância em Campo Grande. Se o SUS não autorizasse a prefeitura pagava o exame e o paciente era atendido. Imagine se o paciente ficasse a quase trinta dias esperando um encaixe, o prefeito e a secretária de saúde eram crucificados. Saudade da saúde de tempos passados. Indignada com o descaso da Saúde atual”, escreveu ela. Eles estâo há quase três meses nessa luta.

A postagem de Eunice ganhou apoio e muitas pessoas relataram outros casos que vem acontecendo em Costa Rica, Silviane Rocha Ferreira contou: “Minha filha foi picada por um escorpião, todos sabemos o quanto uma picada dessa é perigosa dependendo do tipo de animal. Ficamos 2horas 20minutos para sermos atendidos na fundação, sentadas no corredor do pronto socorro. Após o atendimento o médico plantonista ligou para o número de contato do órgão responsável por animais peçonhentos que fica naqueles quadros do corredor, como já havia passado algumas horas, o médico a deixou em observação até as 5 horas da manhã tomando um soro com dipirona e diclofenaco. Graças a Deus o escorpião que havia picado o pé dela não era tão venenoso e voltamos para casa”.

Em outro comentário, Márcio Batista relata a dificuldade em conseguir uma consulta. “É não tá fácil não a saúde. Tem 90 dias que tô esperando para passar pelo cardiologista para fazer uma cirurgia da vesícula. Não aguento de dor tem dias, mas com fé em Deus vou vencer. A gente não tá podendo falar nada em rede social que somos processado”, escreveu ele com medo de não conseguir definitivamente a consulta devido ao comentário que fez.

Já Day Andrade Molina foi solidária e relatou a triste realidade que a população de Costa Rica está vivendo. “Se reclamamos somos oposição, se criticamos estamos torcendo contra, tá difícil viu! ”. A jovem também mandou uma mensagem direcionada ao secretário Municipal de Saúde Jesus Queiroz Baird, ao prefeito Cleverson Alves dos Santos (PP) e ao vice Ronivaldo Garcia Cota.

“Jesus Baird, Delegado Cleverson, Roni Cota a saúde grita por socorro, não podemos tapar o sol com a peneira para a realidade que estamos vivenciando, infelizmente as redes sociais tá sendo o único meio de gritar por socorro porque a indignação tá grande. Secretário de Saúde ouça a população e veras que esse mar de rosa não existe”, reclamou Day.

A reportagem do Costa Rica em Foco entrou em contato com o a diretoria da FHCR e com o secretário Municipal de Saúde para questionar os fatos que aconteceram acima, mas até a publicação dessa notícia ninguém havia respondido nossos questionamentos.

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