Costa Rica 17 ℃

No mês de aniversário de Costa Rica, pioneiro Joaquinzão comemora 98 anos de muita saúde e disposição de viver

Joaquim Martins é sogro do ex-vereador e assessor Legislativo do Município, Lourenço Filisbino de Paula e avô do vice-presidente da Câmara, Ailton Martins de Amorim

Publicado em 20/05/2016 17:01

Foto: Juliana Zanlorenzi

A idade é uma dádiva da experiência e vida. Quem completou mais um ano de vida neste mês foi o pioneiro de Costa Rica – MS, Joaquim Martins de Souza, popularmente conhecido como Joaquinzão, que comemora 98 anos de idade e nove décadas como costarriquense. É quase um século de muita história boa pra contar.

Nascido em 1º de maio de 1918 na cidade de Serranópolis – GO, Joaquinzão é filho de Felix Martins de Souza (in memorian) e Vitorina Maria de Jesus (in memorian). Joaquim Martins veio no ano de 1929 com sua família para a Fazenda Macaúba, em Costa Rica. Em 1939 casou-se com Maria Rosa de Jesus e com ela teve 13 filhos. 

Na Fazenda Macaúba, criou todos os seus filhos. Foi pecuarista e por muitas vezes viajou de carro de boi para Campo Grande - MS a fim de buscar sal para alimentar o gado, viagem esta que durava cerca de 40 a 60 dias.

De lembranças da antiga Costa Rica, Joaquinzão tem muitas para contar. A principal que ele guarda é de ter visto a cidade se desenvolver e crescer. “Eu me sinto muito bem aqui. Ajudei até a cuidar da segurança do Município, onde na época não existiam carros de Polícia e todo transporte era feito em animais”, lembra.

Em 1988, Joaquim Martins vendeu sua propriedade e mudou-se para a cidade com sua esposa e filhos, onde viveram 57 anos de feliz união. Porém em 1996 sua esposa veio a óbito.

Hoje, Joaquinzão, vive em sua residência na Vila Santana, e recebe o amor e aconchego dos seus oito filhos, 34 netos, 61 bisnetos e uma cuidadora. 

“Para mim é uma felicidade e uma honra fazer aniversário no mesmo mês que Costa Rica, cidade essa que escolhi para viver e constituir minha família comemora mais um ano de desenvolvimento e progresso. Mais abençoado ainda sou porque comemoro meu aniversário no dia do trabalhador, e olha que de trabalho essas mãos calejadas entendem”, conta emocionado Joaquinzão.

Joaquim Martins é sogro do ex-vereador e assessor Legislativo do Município, Lourenço Filisbino de Paula e avó do vice-presidente da Câmara, Ailton Martins de Amorim.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar