Costa Rica 31 ℃

Processo de desativação do Lixão de Costa Rica marca o recomeço com a COOPERCORI

A desativação do lixão de Costa Rica teve início no final do mês de setembro

Publicado em 02/10/2013 13:52

Processo de desativação do Lixão de Costa Rica marca o recomeço com a COOPERCORI
Foto: Kayron Rodrigues - ASSECOM/PMCR

Os sonhos são muitos. O dinheiro, pouco. Para os trabalhadores e catadores de materiais recicláveis, a desativação do lixão de Costa Rica - MS marca o fim de uma atividade e o recomeço para novos horizontes com a criação da COOPERCORI - Cooperativa de Catadores de Lixo de Costa Rica.

A desativação do lixão teve início no final do mês de setembro com acompanhamento do secretário de Transportes, Urbanização e Obras Públicas, Renato Barbosa de Melo e do secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento, Keyler Simey Garcia Barbosa.

O secretário Keyler Barbosa esclarece que a desativação vem em cumprimento à nova Lei Federal de Resíduos Sólidos Nº. 12.305/2010, que institui a PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos - na qual, até agosto de 2014 todos os lixões do Brasil terão que estar desativados. “Costa Rica sai na frente ao iniciar a desativação e assim também cumpre a Lei que implica na implantação do Aterro Municipal”.

Criada no mês de setembro, a COOPERCORI fará a administração do Aterro Municipal já a partir do mês de novembro. Os cooperados estarão fazendo a coleta seletiva do lixo, além de conduzir a reciclagem e tiragem do lixo. 

O secretário de Transportes, Urbanização e Obras Públicas, Renato Barbosa de Melo, reforça que o encerramento das atividades do lixão estabelecido pela Lei Federal 12.305/2010 também institui programas de coleta seletiva, educação ambiental e inclusão dos catadores de material reciclável em todos os municípios.

Nesses dois primeiros dias do mês de outubro os trabalhadores e catadores da COOPERCORI junto com o secretário Keyler Barbosa iniciaram o trabalho de educação ambiental fazendo o corpo a corpo com os moradores.

O grupo esteve percorrendo o bairro Vale do Amanhecer e região fazendo o trabalho de orientação com a distribuição de panfletos da “Campanha Cidade Limpa, Sonho de Todos” e fizeram demonstração de como desfazer corretamente do lixo. O trabalho de educação ambiental também seguirá para as escolas da cidade (Estadual, Municipal e Particular) com panfletagens e palestras abordando a coleta seletiva do lixo.

Reciclagem

Keyler Barbosa enfatiza ainda que devido ao acumulo exorbitante de pneus usados e descartados no lixão de Costa Rica, a Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento realizou o recolhimento de todos e deu destino correto encaminhando os mesmos para Usinas de Processamento de Asfaltos. “Hoje os municípios têm grandes dificuldades de destinação desses pneus usados, pois não existem postos ou empresas de coletas”.

Ainda conforme o secretário de Agricultura e Desenvolvimento, o Município está estudando uma Lei e/ou um Regimento Municipal para que as empresas revendedoras e borracharias de Costa Rica possam ser responsáveis pela coleta ou recebimentos dos pneus até que os mesmos possam ser depositados em um local apropriado. “Estamos estuando e buscando um local apropriado no qual se destinará esses pneus descartados”, finalizou Keyler Barbosa.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar