Programa Energia Social para Sustentabilidade lançará projeto “Cantigas e Cirandas do Cerrado” em Costa Rica
O lançamento está previsto para o próximo mês
Publicado em 27/02/2013 09:00
O Programa Energia Social para Sustentabilidade Local através da Comissão Temática de Cultura, estará lançando o primeiro projeto da comissão em Costa Rica (MS).
O projeto"Cantigas e Cirandas do Cerrado" conta com a gravação de inúmeras cantigas, cirandas, estórias e rezas, assim como a publicação de um livro com conhecimentos tradicionais da região de Costa Rica/MS. As publicações visam ensinar às novas gerações as expressões culturais locais.
O tema escolhido para o projeto “Cantigas e Cirandas do Cerrado”, tem como finalidade a interação de vários segmentos que, integrados ao projeto, constituirão uma grande corrente estimulando a interatividade e sociabilidade entre as crianças. Como meta principal, calcula-se a possibilidade de resgate da identidade cultural com a prática da leitura de antigas e esquecidas estórias infantis, canções, cantigas de roda e brincadeiras, que proporcionarão interatividade familiar, entre as crianças de várias faixas etárias e adultos. Pretende-se com esse projeto atrair o interesse desses jovens para a própria cultura e a importância do resgate da valorização da vida, trabalhando nas diversas faixas etárias com informações sadias que possam contribuir para uma mais completa formação daquelas personalidades, contribuindo para distanciá-los da desagregação familiar e do interesse por substâncias psicoativas.
O lançamento está previsto para o próximo mês (data a definir), onde contará com a presença dos responsáveis pelo projeto, representantes da ODEBRECHT Agroindustrial, autoridades locais e toda a comunidade.
Na ocasião serão sorteados exemplares do material para alunos das escolas estaduais e municipais. Estima-se também a distribuição do material para cerca de 60 estudantes de pedagogia da Faculdade de Educação de Costa Rica (FECRA), 3 exemplares para cada biblioteca de Costa Rica e por fim serão enviadas 10 publicações para os municípios de Chapadão do Sul, Chapadão do Céu, Alcinópolis e Figueirão, assim como para os municípios do Programa Energia Social, como Mineiros, Perolândia, Alto Taquari, Caçú, Cachoeira Alta, Teodoro Sampaio, Mirante do Paranapanema e Nova Alvorada do Sul.
O projeto apresentado pela Comissão Temática é a segunda fase de um dos projetos do autor Marlei Cunha. A primeira foi a produção de 2 CDs de músicas folclóricas de Mato Grossos do Sul junto com a UFMS, Campus de Campo Grande, através do Grupo Sarandi. Nessa 2ª fase, o pesquisador junto com a Comissão Temática de Cultura propõe resgate cultural na área do folclore.