Ministério vai notificar quase 2 milhões
Têm direito a receber o abono salarial quem trabalhou com vínculo empregatício
Publicado em 15/01/2013 06:58
O MTE (Ministério de Trabalho e Emprego) vai começar a avisar por correspondência quase 2 milhões de trabalhadores que ainda não sacaram o abono salarial de R$ 678 a que têm direito, informou hoje o ministério.
Os que têm direito a resgatar o PIS devem se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal. Para sacar o Pasep, é necessário ir a uma agência do Banco do Brasil.
Dos 20,7 milhões de pessoas com direito a receber o benefício de um salário mínimo referente ao abono salarial exercício 2012/2013, mais de 1,9 milhão ainda não resgataram o dinheiro, segundo balanço de dezembro do ministério.
Benefício
Têm direito a receber o abono salarial quem trabalhou com vínculo empregatício por pelo menos 30 dias no ano passado e recebeu, em média, até dois salários mínimos.
O trabalhador precisa estar inscrito no PIS (Programa de Integração Social) ou no Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico) há pelo menos cinco anos -desde 2007, no mínimo- e ter tido sua relação empregatícia informada corretamente pelo empregador junto à Rais (Relação Anual de Informações Sociais) de 2011.
Por região
O Sudeste concentra mais da metade dos trabalhadores que ainda não sacou o benefício (984 mil), seguido pelo Sul (319 mil), Nordeste (282 mil), Centro-Oeste (186 mil) e Norte (133 mil), segundo o M.
Fonte: Folha Press
Pode te Interessar
Mais Lidas
- Entrevistas e Artigos Por que a maioria das mulheres não denunciam crimes de assédio e violência sexual?