Varejo de Mato Grosso do Sul acumula 11 meses de queda e recua 3,4% em outubro, aponta Índice do Varejo Stone
Setor segue pressionado e estado permanece entre os piores desempenhos regionais, enquanto Norte e Nordeste mostram sinais de recuperação
Publicado em 20/11/2025 10:09
O varejo de Mato Grosso do Sul voltou a registrar retração em outubro, com queda de 3,4% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. Os dados são da 34ª edição do Índice do Varejo Stone (IVS), divulgado nesta quarta-feira (19). O resultado marca o 11º mês consecutivo de desempenho negativo no estado, reforçando o desaquecimento do consumo local.
O levantamento, que acompanha mensalmente a movimentação do setor varejista brasileiro, indica que apenas seis estados cresceram em outubro. Amapá (4,2%) e Espírito Santo (2,7%) lideram a lista, seguidos por Sergipe (0,3%), Ceará (0,2%), Goiás e Mato Grosso (0,1%).
Entre os estados com pior desempenho, destacam-se Rondônia (–8,6%), Rio Grande do Sul (–4,7%) e Santa Catarina (–3,6%). Mato Grosso do Sul aparece no mesmo bloco de queda, acompanhado por Rio Grande do Norte (–3,2%), Tocantins (–3,1%), Amazonas e Pernambuco (–3%), Distrito Federal (–2,7%), Paraná (–2%) e Bahia (–1,8%). Até grandes mercados, como São Paulo (–1,4%) e Rio de Janeiro (–1,2%), registraram retração.
De acordo com o economista da Stone, a disparidade regional segue evidente.
“Os destaques positivos de outubro vieram do Norte e Nordeste, com avanços no Amapá, Ceará e Sergipe, além de uma melhora pontual no Centro-Oeste puxada por Goiás e Mato Grosso. Já a região Sul voltou a apresentar retração generalizada, enquanto no Sudeste somente o Espírito Santo registrou crescimento. O consumo permanece desigual entre as regiões do país”, avaliou.
No recorte mensal, cinco dos oito segmentos analisados registraram alta:
• Tecidos, Vestuário e Calçados (+1,2%)
• Outros Artigos de Uso Pessoal e Doméstico (+1,1%)
• Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (+0,5%)
• Artigos Farmacêuticos (+0,2%)
• Hiper e Supermercados, Alimentos, Bebidas e Fumo (+0,1%)
As quedas foram registradas em:
• Combustíveis e Lubrificantes (–2,3%)
• Móveis e Eletrodomésticos (–0,5%)
• Material de Construção (–0,4%)
No comparativo anual, apenas Livros, Jornais, Revistas e Papelaria (+0,9%) e Artigos Farmacêuticos (+0,5%) apresentaram crescimento. Os demais segmentos recuaram, com destaque para Móveis e Eletrodomésticos (–2,5%), Hiper e Supermercados (–2,5%) e Combustíveis e Lubrificantes (–2,2%). O relatório completo está disponível na nova plataforma de conteúdo da Stone. (Com informações FSB Comunicação).
Costa Rica em Foco
Pode te Interessar
Mais Lidas
- Mato Grosso do Sul No rastro de Bolsonaro, parlamentares de MS anunciam a saída do PSL
