Costa Rica 17 ℃
Com janela aberta, ar-condicionado é improvisado em sala de aula de MS; alunos passam mal por causa do calor
Ar-condicionado é improvisado em janela aberta na Escola Francisco Martins Carrijo (Foto: Divulgação Redes Sociais)

Com janela aberta, ar-condicionado é improvisado em sala de aula de MS; alunos passam mal por causa do calor

Na escola pública de Costa Rica, uma turma do 5º ano assiste às aulas desde o início do ano sem ar-condicionado ou ventiladores

Publicado em 15/03/2024 13:55

Em meio à onda de calor que atinge Mato Grosso do Sul, 34 alunos tiveram um dia de aula com ventilação improvisada após dias reclamando do calorão em uma escola pública do município de Costa Rica (MS). Com um ar-condicionado estragado, outro aparelho foi instalado de maneira improvisada, mas em uma janela aberta. Veja o vídeo acima.

Na sala fica uma turma do 5º ano, cuja professora, que preferiu não ser identificada, explicou que os alunos estão assistindo às aulas sem ventiladores, nem ar-condicionado, desde o início do ano. Segundo ela, as crianças reclamam constantemente de dor de cabeça, mal-estar, além de "pingarem de suor".

Com as altas temperaturas registradas, alunos e professores pediram que o aparelho fosse consertado ou, então, que ventiladores fossem enviados para a sala de aula. A professora então foi informada de que seria instalado um ar-condicionado provisório no local, que era usado, mas que resolveria o problema até que o outro fosse arrumado.

"Aí eu fiquei na expectativa, junto com as crianças, de que teria no dia 13 um ambiente mais agradável para ficar. Porém, não foi o que aconteceu. Quando chego na sala de aula, me deparo com aquele ar instalado na janela", disse.

O que era para ser uma solução provisória, só aumentou o problema, já que não era possível fechar a janela para que o ar gelado se mantivesse na sala e, depois de um tempo, o aparelho parou de ventilar. "Nós ficamos ali até as 11h30, que é o período que encerra a aula, no calor".

"Nós estamos em uma onda de calor muito forte e a sala tem uma ventilação de ar muito pequena. Tem 34 alunos dentro da sala, para caber todo mundo, tem que deixar eles bem próximos. Tenho até dificuldade de circular entre os alunos, porque o espaço é muito pouco. Então, quando vão chegando 11h30, as crianças já vão se sentindo mal. Reclamam de dor de cabeça constantemente, mal-estar, elas ficam pingando de suor, elas ficam agitadas, sem concentração e com isso o aprendizado também fica prejudicado", explicou a professora.

Conforme a professora, depois que ela reclamou, o ar na janela foi retirado no fim da quinta-feira e um novo aparelho foi instalado, dessa vez na parede. No entanto, a turma do 5º foi retirada da sala e precisou assistir à aula na sala da biblioteca, mas não foi informado o motivo.

O g1 procurou a assessoria da prefeitura de Costa Rica, mas não obteve retorno até a publicação.

Onda de calor
Mato Grosso do Sul entrou em alerta vermelho para onda de calor na quinta-feira (14) que vai até sábado (16). De acordo com o Inmet - Instituto Nacional de Meteorologia - as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias.

A meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim, afirmou que o estado "está um forno", pois tem sido um dos locais mais quentes do Brasil desde o começo da semana.

Fonte: G1/MS

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar