Costa Rica 27 ℃

Brasil gera recorde de 280 mil empregos formais em fevereiro

O recorde anterior foi registrado em 2010, quando foram criados 209,4 mil

Publicado em 12/04/2011 20:59

O número de empregos com carteira assinada gerados em fevereiro deste ano chegou a 280,799 mil e atingiu o recorde para o mês, segundo dados divulgados nesta terça-feira pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. O recorde anterior foi registrado em 2010, quando foram criados 209,4 mil.

A quantidade de vagas criadas em janeiro também foi revista para cima, passando de 152 mil para 168 mil. Isso porque o ministério incorporou aos dados do mês as declarações de contratações feitas pelas empresas fora do prazo estipulado pela pasta. Para o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, com o ajuste de fevereiro, que só será divulgado em março, o total de empregos criados no mês passado vai superar 300 mil.

De acordo com Lupi, o recorde de fevereiro se deve, principalmente, aos preparativos para o Carnaval. "Em fevereiro, tivemos praticamente o mês inteiro sem interrupções, sem feriados, e gente contratando para trabalhar durante o Carnaval", disse. Com isso, o resultado para o primeiro bimestre do mês também atingiu o maior nível bimestral medido pelo Caged, com 448,7 mil vagas criadas. O recorde para os dois primeiros meses do ano foi registrado no ano passado, quando foram registrado 390 mil novas vagas.

No mês passado, o País registrou recorde de contratações (1,7 milhão) e também de demissões (1,5 milhão), o que determinou a maior alta já medida pela pasta no pagamento de seguro-desemprego. "A alta rotatividade do mercado de trabalho brasileiro aumenta também a quantidade de demissões. Como o mercado está ofertando mais empregos, os trabalhadores passam a procurar empregos que remuneram mais", afirmou.

(Terra)

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar