Produtores debatem hoje na Famasul perdas na safra
A estimativa parcial de perdas aponta quebra de 1 milhão de toneladas na safra de soja de MS
Publicado em 12/04/2011 20:59
A Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) realiza hoje (15), às 13h30, uma reunião com entidades e representantes de produtores rurais para avaliar as quebra na safra com o excesso de chuvas e buscar alternativas para minimizar os prejuízos.
Em encontro com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, na última sexta-feira, em Campo Grande, ficou acordado que a federação elencaria as prioridades no socorro aos produtores rurais do Estado.
Estarão presentes na reunião presidentes dos sindicatos rurais dos municípios mais atingidos pelo excesso de chuva e representantes da Secretaria de Produção e Turismo (Seprotur), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Banco do Brasil (BB), Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuária (Embrapa), entre outras.
A estimativa parcial de perdas aponta quebra de um milhão de toneladas na safra de soja de Mato Grosso do Sul, frustrando a expectativa de uma super safra de 5,4 milhões de toneladas estimada pela Conab. Há municípios, como São Gabriel do Oeste, onde há perdas confirmadas acima de 50% da área plantada. A recomendação da Famasul é para que os produtores façam laudos técnicos para mensurar a perdas, o que facilita o reconhecimento de situação de emergência, condição necessária para a renegociação de dívidas dos produtores.
(Da redação)
Pode te Interessar
Últimas Notícias
Mais Lidas
- Renovação e Continuidade Conheça os vereadores eleitos em Costa Rica, nas Eleições Municipais de 2024
- Mais de 86% dos Votos! Ivan Xixi retorna à Prefeitura de Paraíso das Águas com vitória avassaladora