Brasil perde para França no primeiro jogo de 2011
Benzema marcou aos 9 minutos do segundo tempo
Publicado em 12/04/2011 20:59
A seleção brasileira sofreu mais uma derrota para a França, desta vez por 1 x 0, em amistoso disputado nesta quarta-feira em Paris, na primeira partida do time comandado por Mano Menezes em 2011.
Com o resultado, a França mantém a invencibilidade e o bom retrospecto diante da seleção brasileira, que não vence a rival desde 1992. O Brasil perdeu também os confrontos nas Copas do Mundo de 1986, 1998 e 2006.
A partida desta quarta, cujo gol foi marcado pelo atacante Benzema no segundo tempo, foi no mesmo Stade de France onde a seleção local conquistou seu único título mundial, vencendo o Brasil por 3 x 0 na decisão de 1998.
O jogo foi truncado no primeiro tempo, mas, após a expulsão de Hernanes pouco antes do intervalo por um chute no peito de um adversário, a França dominou e impôs ao Brasil sua segunda derrota seguida -- o time havia sido superado pela Argentina pelo mesmo placar em novembro.
"Pesou muito a expulsão do Hernanes, acho que o juiz foi muito rigoroso... mas valeu o espírito de grupo, o time lutou até o final. Serve de lição para o futuro", disse o zagueiro David Luiz, que trocou o Benfica pelo Chelsea recentemente.
Agora, em dois jogos contra equipes tradicionais, a seleção acumula duas derrotas. Após a eliminação nas quartas de final da Copa de 2010, a seleção iniciou uma reformulação, assim como a França, eliminada ainda na primeira fase do torneio.
"Quando a seleção entra em campo, tem que vencer sempre. É um começo de trabalho. Vamos continuar que estamos no caminho certo", afirmou o goleiro Julio Cesar, que voltou à seleção após o Mundial da África do Sul.
O Brasil começou o amistoso com Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e André Santos; Lucas, Elias, Renato Augusto e Hernanes; Robinho e Alexandre Pato. Mano Menezes convocou apenas jogadores que atuam no exterior, já que temporada de futebol no Brasil começou há pouco tempo.
A primeira boa oportunidade de gol foi francesa, aos 9 minutos: Benzema recebeu passe de primeira e chutou cruzado, perto do gol de Julio Cesar.
O Brasil respondeu quatro minutos depois, quando Pato chutou da entrada da área por cima do travessão.
As duas seleções tinham dificuldades em chegar ao gol adversário. Com o meio-campo congestionado, as ações se concentravam neste setor, sem muitas chances claras de gol.
CARTÃO VERMELHO
A situação se complicou ainda mais para o Brasil com a expulsão de Hernanes, que acertou um chute no peito de Benzema aos 40 minutos e recebeu o cartão vermelho direto.
Com um a menos, o atacante Robinho foi obrigado a recuar um pouco.
"Agora a gente tem que se sacrificar mais, voltar para recompor o meio-campo, senão fica um buraco no meio", disse Robinho no intervalo.
Logo aos 3 minutos do segundo tempo, Benzema recebeu livre na área, mas chutou em cima de David Luiz.
De tanto insistir, Benzema marcou. Aos 9 minutos, após cruzamento da direita, o atacante só completou de dentro da área, fazendo 1 x 0.
Pouco depois, Julio Cesar, fez uma ótima defesa em um cabeceio cara-a-cara.
Aos 13 minutos, Mano fez a primeira mudança no time: Jádson substituiu Renato Augusto, que pouco produziu em sua estreia no time. Nervoso, Robinho recebeu cartão amarelo e foi substituído pelo volante Sandro aos 25 minutos. Hulk ainda entrou no lugar de Pato, e André substituiu Elias.
Hulk teve a chance de empatar aos 45 minutos após bom passe de Jádson, mas adiantou muito a bola e não conseguiu finalizar. A França, então, segurou mais uma vitória contra os brasileiros.
Este foi o quinto jogo de Mano Menezes no comando do Brasil. O treinador, que substituiu Dunga após a Copa do Mundo da África do Sul, estreou na seleção com uma vitória por 2 x 0 sobre os Estados Unidos, em agosto. Dois meses depois, o Brasil fez 3 x 0 no Irã e 2 x 0 na Ucrânia. Em novembro veio a primeira derrota, 1 x 0 diante da Argentina.
Neste ano, Mano disputará sua primeira competição como técnico da seleção: a Copa América, na Argentina, em julho.
(Reuters)