Costa Rica 25 ℃
150 homens reforçam a Brigada de Incêndio da ETH, em Costa Rica
Equipe da ETH (Foto: Luciana Aguiar)

150 homens reforçam a Brigada de Incêndio da ETH, em Costa Rica

A brigada foi elogiada por autoridades do município e da região

Publicado em 05/08/2011 07:00

Preocupada com a preservação do Meio Ambiente e com a sociedade costarriquense, a empresa ETH Bioenergia reforçou sua Brigada de Incêndio na cidade.

Hoje a Brigada de Incêndio da ETH conta com 150 homens treinados pelo Corpo de Bombeiros para o trabalho de prevenção, educação ambiental e para o combate aos incêndios. São disponibilizados aos brigadistas abafadores, roupas apropriadas de combate a incêndio e uma camionete Ranger 4x4 exclusiva para atender os focos.

E ainda, 10 caminhões pipa com capacidade de 12 mil litros de água, um aparelho Termo Hidro Anemômetro que mede a velocidade do vento, temperatura, sensação térmica causada pelo vento, umidade relativa e o índice de calor, tudo isso via online.

O comandante da Polícia Militar de Costa Rica, Esteban Palácios elogiou a estrutura montada pela empresa.

- Hoje com essa brigada nós podemos ficar mais tranquilos. No último incêndio que tivemos foi a ETH quem controlou o fogo. Esse trabalho é muito importante para a nossa cidade, enfatizou Palácios em entrevista ao site Costa Rica em Foco.

A guarnição do Corpo de Bombeiros de Chapadão do Sul também enalteceu a iniciativa e destacou a importante força na prevenção e combate aos focos de incêndio em vegetações de Costa Rica e região.

O coordenador de CTT – Corte, Transbordamento e Transporte - e Recursos Mecanizados da ETH onde contempla a Brigada de Incêndio, Ricardo Guerra destaca que o objetivo é a conjugação de esforços a fim de desenvolver e programar de forma integrada, projetos, programas e atividades voltadas a atuações de prevenção, atendimento e socorro em ocorrências alarmantes.

- Nós já tínhamos uma Brigada de Incêndio, mas hoje ela está mais estruturada e para o futuro será ainda maior, garante Guerra.

A colaboração da brigada foi frequente na última semana, quando a baixa umidade do ar resultou em incêndios em fazendas da cidade. O gerente agrícola da ETH Bioenergia em Costa Rica, Kleber Silva Albuquerque enfatiza a intensa participação da empresa na preservação ambiental.

- O principal objetivo da ETH é mostrar à comunidade a preocupação com o meio ambiente e também com a sociedade. Atualmente a empresa socorre muito mais o município do que propriamente a área de plantação da cana-de-açúcar, destaca Kleber.

Para o presidente do Grupo Paraná, Waldeli dos Santos Rosa, o setor sucroalcoleiro em Costa Rica tem norteado seus negócios em um modelo de desenvolvimento que privilegia o desempenho econômico, a responsabilidade social e a responsabilidade ambiental, trabalhando diariamente para cumprir o compromisso de ser sustentável.

- A ETH sempre que necessário está colaborando com o controle e combate a incêndios na nossa cidade. Eles são sempre requisitados para apoiar o combate a incêndios, tanto urbanos quanto rurais, lembra Waldeli.

Social
Pelo segundo ano consecutivo a ETH também está oferecendo apoio de infra-estrutura com a manutenção das estradas e disponibilizando caminhão pipa para proporcionar melhores condições e segurança aos festeiros durante a 74ª Festa do Senhor do Bom Jesus, na comunidade da Capela.

Brigada de Incêndio
São grupos de pessoas previamente treinadas, organizadas e capacitadas dentro de uma organização, empresa ou estabelecimento para realizar atendimento em situações de emergência. Em geral estão treinadas para atuar na prevenção e combate de incêndios, prestação de primeiros socorros e evacuação de ambientes.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar