Campanha de vacinação pretende imunizar 421,8 mil em MS
A vacina protege contra os três vírus que mais circulam no Hemisfério Sul
Publicado em 25/04/2011 12:13
A campanha nacional de vacinação contra a gripe neste começa hoje (25) e tem como meta a imunização de 23,8 milhões de pessoas em todo o País. A meta é imunizar 421.878 sul-mato-grossenses, sendo 113.087 campo-grandenses.
A partir deste ano, além de idosos e indígenas, crianças entre 6 meses e 2 anos de idade, grávidas e profissionais de saúde também serão vacinados. A Secretaria Municipal de Saúde Pública (Sesau) montará posto de vacinação itinerante nos dias 28 e 29 no Belmar Fidalgo, das 6h às 11h e das 14h às 20h, e entre os dias 2 e 13 de maio vai vacinar na praça Ary Coelho.
A vacina protege contra os três vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, inclusive o da influenza A (H1N1) – gripe suína.
No caso das crianças, a vacina é aplicada em duas etapas. Na primeira vez, é aplicada meia dose. No mês seguinte, os pais devem voltar ao posto de saúde para que seja aplicada mais meia dose na criança.
A vacina é contra indicada para quem tem alergia a ovo. Quem apresenta deficiência na produção de anticorpos, deve consultar antes um médico.
Estudos indicam que a vacina contra gripe reduz em até 45% as internações por pneumonia na população com mais de 60 anos de idade.
O Ministério da Saúde distribuiu 33 milhões de doses para estados e municípios, a maior parte para a Região Sudeste, 14,3 milhões.
No dia 30 de abril, um sábado, será o dia nacional de mobilização quando os 65 mil postos de saúde do país ficarão abertos durante todo o dia para vacinar a população. A campanha segue até o dia 13 de maio.
Pode te Interessar
Fraternidade na Rua
População em situação de rua soma 308 mil pessoas no país, diz estudoGeral
Cartórios apontam que Mato Grosso do Sul tem média de 599 órfãos por ano desde 2021Levantamento inédito realizado pelos Cartórios de Registro Civil do país aponta que 599 crianças e adolescentes de até 17 anos ficam órfãos de pelo menos um ...
Mais Lidas
- Plano Primeira Infância Vereadores de Costa Rica votam na segunda (16) Plano Municipal da Primeira Infância