Costa Rica 28 ℃

Costa Rica enfrenta surto de conjuntivite, são mais de 60 casos notificados

Secretário orienta quanto aos cuidados básicos para não aumentar o número de casos

Publicado em 12/04/2011 20:59

Costa Rica enfrenta surto de conjuntivite, são mais de 60 casos notificados
Foto: Divulgação

O número de pacientes com conjuntivite aumentou significativamente em Costa Rica nas últimas semanas. De acordo com dados disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde Pública 62 casos já foram notificados no município, fora os que não procuraram as unidades de saúde.

Em entrevista ao site Costa Rica em Foco, o secretário de Saúde Jovenaldo Francisco dos Santos orienta quanto aos cuidados básicos para não aumentar os números de casos.

Conforme Jovenaldo, a Secretaria de Saúde está em alerta. Já são 62 nos primeiros meses deste ano. Mas o número pode ser bem maior, já que nem todos os pacientes procuram atendimento médico. O contágio é pelo contato com objetos contaminados, como toalhas de rosto, fronhas e travesseiros, ou com pessoas doentes.

- Lavar as mãos é uma das principais formas de prevenção da conjuntivite, alerta o secretário Jovenaldo.

O secretário de Saúde orienta ainda as pessoas contagiadas para não irem ao trabalho e tão pouco os alunos nas escolas e creches. Em Costa Rica, a doença já contagiou famílias inteiras. O avanço da doença tem preocupado até as empresas, onde há um maior número de pessoas.

CONTAGIOSA
A conjuntivite pode ser causada por vírus e bactérias. Por isso é fundamental evitar contato com pessoas contaminadas, contato com objetos contaminados e lavar bem as mãos.

Os sintomas são vermelhidão, lacrimejamento, inchaço e duram cerca de 15 dias. Junto com as viroses, é uma daquelas doenças que aparecem todo ano principalmente após o Carnaval.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar