Costa Rica 19 ℃

Neste sábado, começa vacinação contra polio

'Siga o Zé Gotinha mais uma vez' é o slogan da campanha

Publicado em 13/08/2011 07:43

Neste sábado, começa vacinação contra polio
Foto: Divulgação

Com slogan “Siga o Zé Gotinha mais uma vez”, a Secretaria Municipal de Saúde Pública abre neste sábado (13) a 2ª etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite/2011, desenvolvida em parceria com o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde. A abertura será às 8h, no Ceinf Maria Carlota Tibaú de Vasconcelos, no bairro Paulo Coelho Machado. No mesmo local, também será aberta oficialmente a campanha de vacinação contra sarampo.

A segunda dose da vacinação contra poliomelite poderá ser dada em todas as crianças com idade entre zero e quatro anos, independente de tê-la recebido anteriormente. A meta é atingir 61% das crianças nesta faixa etária. Já para a vacinação contra sarampo, independente da condição vacinal da carteira, crianças com idade entre zero e seis anos poderão se imunizar contra a doença viral. Para esta doença, a meta é imunizar 72% das crianças residentes em Campo Grande.

A campanha irá mobilizar cerca de 800 pessoas, distribuídas em 120 postos de vacinação entre escolas, hipermercados, centros comunitários, terminais de ônibus e unidades de saúde. Depois do lançamento, durante a semana, as pessoas poderão levar as crianças para a imunização nas 72 salas de vacinas espalhadas nas UBSF e UBS.

Polio
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, transmitida pelas vias respiratórias ou orais através do contato com o póliovírus. Na maioria dos casos, a criança não morre quando é infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia, principalmente nos membros inferiores. A eficácia da vacina é avaliada em 95% e não há casos da doença registrados no Brasil desde 1989.

Sarampo
O sarampo é uma doença viral aguda, grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após o surgimento das manchas.

A imunização contra o sarampo é chamada de “campanha de seguimento” e costuma ocorrer em intervalos de três a cinco anos, com o objetivo de reforçar a proteção das crianças e manter o Brasil sem transmissão disseminada do vírus. A última campanha deste tipo ocorreu em 2004.

A Sesau informa aos pais e responsáveis que fiquem atentos aos dias de vacinação e não se esqueçam de levar a carteirinha de vacina da criança para registrar a dose. A secretaria alerta que quanto antes levarem seus filhos para imunizar contra as doenças, melhor, pois evitará filas e transtornos.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar