Costa Rica 17 ℃

Covid-19: nova subvariante do coronavírus é identificada no Mato Grosso

Linhagem ainda não havia sido encontrada no Brasil; uma paciente com comorbidade foi a óbito

Publicado em 22/01/2024 16:54

Covid-19: nova subvariante do coronavírus é identificada no Mato Grosso
Ilustração em 3D do coronavírus (NEXU Science Communication/ Via Reuters)

A Secretaria da Saúde do Mato Grosso afirmou nesta segunda-feira (22) que foi identificada uma nova subvariante do coronavírus no estado, a JN 2.5. Segundo o Laboratório Central, é o primeiro registro da subvariante no Brasil.

A pasta informa que quatro pacientes –todas do sexo feminino– testaram positivo para a nova cepa e foram hospitalizadas em estado grave. Dessas, uma morreu. Ela tinha Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). As outras três receberam alta médica e, segundo a secretaria, estão em quadro estável e seguem em isolamento domiciliar.

Chamada de JN 2.5, a cepa é uma variação da Ômicron e, até então não tinha sido encontrada no Brasil. Países como Canadá, França, Polônia, Espanha, Estados Unidos, Suécia e Reino Unido já haviam detectado a JN 2.5.

Conforme relatório da pesquisa, foram selecionadas e sequenciadas 15 amostras positivas para Covid-19 nos municípios de Cuiabá (8) e Várzea Grande (7).

“Não é necessário criar pânico, mas é preciso sempre estarmos em alerta aos sintomas gripais. Orientamos o uso de máscara em caso de gripe ou resfriado, além de lavar as mãos com sabão e/ou higienizar com álcool 70%”, diz a superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes.

A superintendente acrescenta que “é importante também procurar a unidade de saúde mais próxima para que o médico defina a melhor condução do quadro. É imprescindível também a vacinação contra o coronavírus. Somente a imunização é eficaz na prevenção contra a doença”.

Publicado por Fábio Munhoz / CNN com informações do Estadão Conteúdo

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar

Cidades

Operação da PF prende suspeito de tráfico internacional de drogas em MS

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (8), a Operação Selfie Portrati, que investiga a atuação de uma organização criminosa no tráfico inte...