Costa Rica 14 ℃
Eleições 2012: falta um ano para as convenções partidárias
Foto: Divulgação

Eleições 2012: falta um ano para as convenções partidárias

Waldeli, Baird, Robertinho e Evair são fortes pré-candidatos, em Costa Rica

Publicado em 07/07/2011 17:00

Apesar da grande especulação que gira em torno dos nomes que provavelmente serão candidatos nas eleições municipais do ano que vem, falta ainda um ano para a população conhecer oficialmente as chapas que disputarão ao cargo de prefeito e vice-prefeito, bem como a lista dos que vão tentar o cargo de vereador.

As Convenções Municipais dos partidos que homologarão seus concorrentes para chapa pura ou alianças, serão realizadas em 07 de julho de 2012, havendo depois mais um prazo para troca de nomes em caso de desistência.

No entanto, as coisas mudaram em relação à última eleição. Partido que não levar em conta e desconhecer a situação do seu candidato perante o Poder Judiciário, poderá passar pelo constrangimento de ter seu registro impugnado pela Justiça Eleitoral.

A política cada vez mais em evidência
Em Costa Rica, os veículos de comunicação (sites, rádios e jornais impressos) já estão explorando o tema político nos seus editoriais, colunas e matérias que são de responsabilidade de quem as escreve no direito da liberdade de imprensa e exercício da democracia.

É através dos meios de comunicação que surgem os debates nas rodas de conversa do dia a dia. Mesmo sendo ainda muito cedo, as apostas sobre quem serão os candidatos a prefeito e vice-prefeito já estão acontecendo e tem como parâmetro a relação dos nomes que a imprensa destaca.

Os partidos políticos de maior expressão e que freqüentemente participam das eleições municipais na majoritária, já articulam nomes de alguns candidatos a candidatos.

Candidatos a candidatos
Alguns nomes já foram citados como candidatos a candidatos as eleições majoritárias do ano que vem e nenhum deles negou a possibilidade. No PMDB o prefeito Jesus Baird reafirmou várias vezes durante entrevista a uma emissora de rádio no último dia (1º) que é candidato a reeleição, esquecendo-se da palavra “pré-candidato”.

Mas conforme pesquisas feitas na cidade um dos nomes mais cotados é do ex-prefeito Waldeli dos Santos Rosa (sem partido). Waldeli diz estar aberto para negociação, mas não abre mão da cabeça de chapa numa possível coligação.

Waldeli primeiro quer definir seu destino político, boatos dão conta que ele irá ao lado do deputado federal Edson Giroto do PR, mas há quem diga que ele vai para o PSB o que não será estranho uma vez que o prefeito de Dourados, Murilo Zauith está apontando para o partido e com isso Waldeli ficaria mais próximo do DEM, em Costa Rica.

Outros dois nomes também já foram citados pelos veículos de comunicação, e são considerados pré-candidatos a prefeito ou vice, trata-se do também ex-prefeito Roberto Rodrigues do DEM. O partido dos democratas já está demonstrando que está com flexibilidade para o diálogo.

E ainda, no PSDB o nome da ex-vereadora Evair Gomes também é cogitado nesta disputa pela Prefeitura de Costa Rica. Todos são pré-candidatos em potencial para qualquer união partidária. O prazo final das convenções é até o dia 07 de julho de 2012, até lá muitos outros nomes podem aparecer.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar