Costa Rica 21 ℃

Menores acusados de matar pecuarista são transferidos para UNEIs de Campo Grande

Todos confessaram participação na morte do pecuarista

Publicado em 03/06/2014 10:20

Foto: Divulgação

Na manhã desta terça-feira (03), os oito menores infratores, com idade entre 15 e 17 anos, foram encaminhados por policiais Militares de Costa Rica - MS, para duas UNEIs – Unidades Educacionais de Internação da cidade de Campo Grande – MS.

Informações apuradas pela nossa reportagem dão conta que as duas garotas de 15 e 17 anos foram encaminhadas para a UNEI Estrela do Amanhã. Já os outros seis meninos, sendo dois de 17 anos, três com 16 e um de 15 anos, foram encaminhados para a UNEI Novo Caminho.

Os oito adolescentes foram transportados por um micro-ônibus cedido pela Prefeitura de Costa Rica e escoltados por policiais Militares sobre o comando do segundo tenente Esteban Palácios.

A internação provisória dos oito menores foi decretada no último sábado (31), pelo juiz em substituição legal da Vara da Infância e Juventude, Walter Arthur Alge Neto, sendo que o encaminhamento para as UNEIs de Campo Grande foi requerido pelo MPE - Ministério Público Estadual.

Conforme o Art. 121 do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, “a internação constitui medida privativa da liberdade, sujeita aos princípios de brevidade, excepcionalidade e respeito à condição peculiar de pessoa em desenvolvimento. [...] § 3º Em nenhuma hipótese o período máximo de internação excederá a três anos. [...] § 5º A liberação será compulsória aos vinte e um anos de idade. O menor pode cometer o crime mais bárbaro possível que receberá como “pena” o cumprimento de medida socioeducativa, mesmo assim por três anos, e, quando completar 21 anos, será posto em liberdade com a ficha limpa; se praticar outro crime não será reincidente, mas réu primário. 

O maior, Nilcley França de Lima, 18 anos, permanecesse recolhido na Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica.

Crueldade

Os oito adolescentes juntamente com Nilcley de Lima, 18 anos, confessaram ter assassinado o pecuarista José Carlos Antunes Lopes, 66 anos, conhecido como “Zé Lopes”, na noite do último dia 27 de maio de 2014, em Costa Rica.

Em entrevista ao Costa Rica em Foco, os jovens disseram que atacaram a vítima próxima ao canavial e desferiram várias pauladas e facadas, e que depois queimaram o pecuarista vivo.

Após cometer o crime, os adolescentes deixaram o corpo no carreador (estrada de acesso ao canavial) e fugiram levando a camionete da vítima. Antes de seguir para a cidade de Alcinópolis – MS, o grupo deixou um dos adolescentes de 16 anos na região do bairro Vale do Amanhecer. 

Em seguida, a quadrilha já com sete adolescentes seguiu para Alcinópolis, local onde comeram pizza, tomaram energéticos e festejaram o crime. Ainda segundo relataram à nossa reportagem, o grupo chegou a ir até o Município de Coxim “para dar uma volta”.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar