Costa Rica 20 ℃

“Os Animais de Costa Rica pedem Socorro!” alertam voluntários durante a 1ª Caminhada pela causa Animal

Protetores da causa animal cobram políticas públicas de castração de fêmeas e campanhas de conscientização em Costa Rica

Publicado em 31/07/2023 06:55

Foto: Divulgação / Redes Sociais

Em Costa Rica/MS a quantidade de animais abandonados nas ruas da cidade é assustadora e o número dos que estão procriando é maior ainda. A situação tem sido cada vez mais crítica, com relatos de maus-tratos, desnutrição, ferimentos, fome e atropelamentos/acidentes se tornando cada vez mais comuns.

Diante disso, no último sábado (29), protetores de animais protagonizaram um verdadeiro pedido de socorro ao Poder Público de Costa Rica. Com faixas e cartazes nas mãos eles realizaram a 1ª Caminhada pela causa Animal.

As faixas e cartazes pediam ajuda dos governantes e da população, uma vez que, o abandono na cidade vem aumentando a cada dia devido a falta de castração de fêmeas e também pela dificuldade das famílias carentes que querem levar seus machos para castrarem no Castramóvel, mas deixam de levar porque a maioria não tem um veículo para buscar o animal no pós-cirúrgico.

Atualmente Costa Rica conta com três grupos de protetores de animais, alguns voluntários independentes e outros poucos simpatizadas da causa, que agem nas mais variadas frentes. Seja nos resgates, nos lares provisórios, no cuidado até a entrega para adoção, etc. O trabalho destes benfeitores é árduo e, muitas vezes pouco enxergado e valorizado.

“Por favor nossos governantes, olhem para nossa causa. Estamos aqui para somar, não somos inimigos. Até mesmo nossas crianças já sabem o quanto precisamos mudar!!!”, pediu Leila Oliveira do grupo Amigos dos Animais.

A caminhada foi uma iniciativa do grupo Amigos dos Animais em parceria com os grupo Ajude um Focinho e Bicho sem Dono com apoio de voluntários independentes que atuam como ativistas na causa animal. O percurso percorrido foi pela Avenida José Ferreira da Costa e terminou na frente do Paço Municipal (Prefeitura de Costa Rica).

“Estamos aqui hoje na 1ª Caminhada pela causa Animal para reivindicar os direitos daqueles que não têm voz. Aqui estão alguns dos grupos representativos da cidade, represetantes independentes, pessoas que saíram das suas casas hoje, que saem das suas casas todos os dias fazendo ainda que o mínimo que já muito perto do nada que muitos fazem. Com certeza hoje poderia ter muito mais pessoas aqui, devido a alta demanda que recebemos de pedidos de ajuda recebidos por mensagens e ligações. Mas aqui, temos que deixar registrado o agradecimento a estes que estão aqui representando os que não puderam estar”, enfatizou a advogada e voluntária do grupo Ajude um Focinho, Thays Felício.

Ainda durante suas considerações, a protetora agradeceu “todos que apoiam a gente, que continuem apoiando. Esse aqui é só o primeiro passo de uma longa caminhada. Precisamos de mais atos como este e que os Poderes Públicos não nos deixem desamparados. Não são os grupos desamparado, não são os protetores desamparados, são os  os animais. Precisamos de castração, castração de fêmeas aqui na cidade, animais em situação de abandono, castração de fêmeas da população de baixa renda. Não estamos pedindo favor, estamos pedindo o que é de direito da causa animal”.

“Muito obrigada a todos que estão aqui. Fica o restrito à população para que continue apoiando a causa, doando. Muitas pessoas tiram dinheiro do bolso, ainda sem poder, para ajudar e por vezes o Poder Público se omite do seu papel, diversas e diversas vezes. Estamos aqui não para ser um problema, mas para dar as mãos ao Poder Público. Não somos uma pedra no sapato de ninguém, a gente está aqui para dar as mãos. Esperamos que as mãos sejam dadas para a gente, hoje e sempre!”, concluiu Thays Felício.

Por sua vez a protetora do grupo Bicho sem Dono, Aline Braga Godoy, falou do trabalho diária dos voluntários e da situação crítica que se encontra Costa Rica.

“A nossa luta é grande, é por eles, os nosso animais de rua. Não desistam, por mais que seja difícil, nunca desistam dos animais, porque se eles não contarem com a gente, eles não podem contar com ninguém. Parabéns a todos os protetores que estão aqui, continuem na luta, unidos sempre. A união faz a força. Vamos mostrar para a sociedade que ela precisa ser responsável, porque os animais que estão nas ruas são nossa responsabilidade. Nossa, do governo e de toda a população de Costa Rica. Nós temos que resolver essa situação porque está critica. Não tem mais como a gente ficar com os animais nas ruas, doentes, que acabam envolvidos em acidentes de trânsito, nós precisamos resolver essa situação”, cobrou emocianada Aline Godoy.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar