Costa Rica 25 ℃

Trump proíbe compra da Qualcomm pela Broadcom

Presidente usou um dispositivo que impede norte-americanas de serem vendidas a estrangeiras em caso de risco à segurança nacional.

Publicado em 13/03/2018 13:10

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump emitiu uma ordem nesta segunda-feira (12) que proíbe a Broadcom de comprar a norte-americana Qualcomm argumentando questão de segurança nacional.

A Qualcomm rejeitou a oferta de aquisição no valor de US$ 117 bilhões, feita pela Broadcom, sediada em Cingapura. A proposta está sendo avaliada pelo Comitê de Investimento Estrangeiro dos EUA, uma agência liderada pelo Departamento do Tesouro que analisa implicações para a segurança nacional geradas por aquisições de empresas norte-americanas por grupos estrangeiros.

A ordem cita "evidência crível" que levou Trump a acreditar que a compra da Qualcomm pela Broadcom "poderia ser uma ação que ameaça desequilibrar a segurança nacional nos EUA".

Esta é a quinta vez que um presidente dos EUA impede uma transação entre empresas com base nas objeções levantadas pela agência e a segunda operação bloqueada por Trump.

A indústria de semicondutores está desenvolvendo chips de tecnologia de quinta geração, o 5G, que permitirão velocidades maiores de transmissão de dados sem fio.

Uma fonte próxima da agência afirmou que se um acordo entre Qualcomm e Broadcom fosse concluído, os militares dos EUA teriam receio de que em 10 anos "haveria essencialmente uma empresa dominante nestas tecnologias e ela seria essencialmente a Huawei e as operadoras norte-americanas não teriam escolha. Elas teriam que comprar [equipamentos] Huawei".

Fonte: Reuters

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar

Internacional

Ucrânia bombardeia Melitopol e sinaliza nova fase de contraofensiva

A Força Aérea da Ucrânia bombardeou ontem a cidade de Melitopol, um importante ponto estratégico no sul da Ucrânia, como parte de sua contraofensiva para ret...

Internacional

Bombardeios russos atingem Kiev e matam recém-nascido no sul da Ucrânia

A Rússia lançou uma nova ofensiva contra a Ucrânia nesta quarta-feira, 23, com o bombardeio de uma série de alvos civis e militares espalhados pelo país, pro...