Costa Rica 32 ℃

Parlamentar de Costa Rica é eleito para cargo na diretoria da União de Vereadores do Brasil

O conselho nacional de controle interno da UVB integra a diretoria da entidade e é formado por 14 membros

Publicado em 06/09/2018 18:28

Foto: ASSEIM/CMCR

O vereador de Costa Rica - MS, Averaldo Barbosa da Costa (MDB), é um dos mais novos membros da diretoria da UVB - União de Vereadores do Brasil. Ele foi eleito conselheiro nacional de controle interno da instituição - que é a maior entidade de representação de legislativos municipais do país.

A UVB realizou assembleia geral em Brasília-DF, no dia 23 de agosto, para escolha de membros para ocuparem os 12 cargos da diretoria que até então estavam vagos. A convite do presidente da UVB, Gilson Gonzatti, Averaldo Barbosa aceitou o desafio, se candidatou ao cargo de conselheiro nacional de controle interno da entidade e foi eleito por aclamação durante a assembleia.

“Hoje podemos dizer que a Câmara de Costa Rica conquistou assento na diretoria da União de Vereadores do Brasil, a entidade maior que congrega aproximadamente 58 mil vereadores no país. Para mim é motivo de muito orgulho saber que nós tivemos essa recompensa por tantas vezes que estivemos participando ativamente, dando sugestões e ideias. Estivemos em praticamente todos os congressos da UVB e trazendo com certeza de lá alguns benefícios principalmente em relação ao aprendizado que a gente tem com as palestras, com os seminários”, comentou Averaldo Barbosa.

Ainda no dia 23 de agosto, logo após a assembleia geral e a eleição, o vereador costarriquense foi empossado no cargo por Gilson Conzatti, na capital federal, durante solenidade de posse dos novos membros da diretoria da UVB.

O conselho nacional de controle interno da UVB integra a diretoria da entidade e é formado por 14 membros, que têm a função de emitir parecer conclusivo sobre os assuntos técnicos, administrativos e fiscais da instituição, antes dos temas serem levados para votação em assembleia geral.

Em 2018, é o quinto ano que Averaldo Barbosa ocupa a presidência da Comissão de Constituição, Legislação, Justiça e Redação Final da Câmara de Costa Rica – a principal comissão permanente da Casa de Leis – e possui ampla experiência na elaboração de pareceres técnicos sobre a legalidade e a constitucionalidade dos projetos em tramitação no Legislativo Municipal. Esse é um dos motivos que levaram o presidente da UVB a convidar o vereador costarriquense para se candidatar ao cargo de conselheiro de controle interno da entidade nacional de representação de parlamentares municipais, já que o edil emedebista vai atuar decisivamente na confecção de pareceres do conselho.

A UVB congrega e representa todas as associações, federações, uniões de vereadores estaduais, associações regionais e microrregionais e câmaras de vereadores do território nacional.

Fonte: Ademilson Lopes/Diretor-Geral da Câmara de Vereadores de Costa Rica

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar