Costa Rica 31 ℃

Com fachada moderna e sistema de aproveitamento da luz solar, Câmara de Costa Rica avança em inovação

A cerimônia de inauguração da nova fachada e do sistema de produção de energia solar aconteceu em frente à Câmara, na terça-feira (11/12)

Publicado em 14/12/2018 13:05

Foto: Crédito: ASSEIM/CMCR

Modernização e inovação: essas são duas palavras que definem bem os avanços alcançados pela Câmara de Vereadores de Costa Rica - MS em 2018, que agora já conta com uma nova fachada, além de um sistema de captação de energia solar próprio, que torna a Casa de Leis autossuficiente na produção de energia elétrica.

A cerimônia de inauguração da nova fachada e do sistema de produção de energia solar aconteceu em frente à Câmara, na terça-feira (11/12), por volta das 21h45, logo após a cantata de Natal e o lançamento da decoração natalina da cidade. Na ocasião, ao discursar para uma plateia de cerca de 200 pessoas presentes no local, o presidente do Legislativo costarriquense, José Augusto Maia Vasconcellos, o Dr. Maia (DEM), afirmou que as inovações foram alcançadas graças ao empenho de todos os vereadores e dos funcionários da Casa de Leis de Costa Rica.

“Não só o vereador Maia, mas todos os vereadores, a senhora vereadora e os colaboradores da Casa trabalharam incansavelmente para que tudo saísse a mil maravilhas. Quando os projetos estavam só no papel, muitas pessoas não acreditavam que eles seriam concretizados, mas aí entrou o time dos 11 vereadores da Casa e conseguimos avançar. Quando imaginaram que essas obras não seriam concluídas a contento da sociedade de Costa Rica, mais uma vez se enganaram, porque todos os vereadores e colaboradores da Casa nos ajudaram e conseguimos concluir e entregar essas obras maravilhosas, feitas de coração para o povo costarriquense”, enfatizou Dr. Maia.

Após o descerramento da placa de inauguração da nova fachada, as pessoas presentes à cerimônia entraram na Câmara, a convite de Dr. Maia, visitaram o interior do prédio da Casa de Leis e conheceram de perto o sistema de captação de energia solar.

O prefeito Waldeli dos Santos Rosa (MDB) participou da cerimônia de inauguração, e ao discursar, ele explicou que a união da classe política de Costa Rica é fundamental para o desenvolvimento e o progresso do município.

“Inaugurar esta fachada, este investimento feito pelo Poder Legislativo, na qualidade de prefeito, eu fico muito feliz! Feliz em saber que a Câmara trabalha em harmonia com o Executivo. Quando uma classe se une em prol da sociedade, com certeza a gente consegue melhorar a vida das pessoas. O ano de 2018 está acabando e essa união da classe política nos traz a responsabilidade de sermos ainda melhores em 2019. O povo exige e nós precisamos continuar dando exemplo para o nosso estado e para o Brasil. Não podemos parar e achar que tudo está bom. Precisamos renascer agora no Natal e sonhar com um 2019 com muita harmonia, com muita paz e com muitas conquistas para o povo de Costa Rica”, afirmou Waldeli.

Além do prefeito Waldeli, também participaram da cerimônia de inauguração os vereadores Claudomiro Martins Rosa, o Cocó (PSD), Rosângela Marçal Paes (PSB), e Waldomiro Bocalan, o Biri (PDT), além de secretários de governo, representantes da sociedade civil organizada e demais moradores locais.

Fachada

A construção da nova fachada teve um custo total de R$ 130.775,54, pagos com recursos próprios do Poder Legislativo. A obra foi concluída nesse fim de semana e revitalizou a imagem externa do prédio da Casa de Leis, chamando a atenção de quem passa pelo local.

Por meio de um projeto arquitetônica moderno e inovador, a fachada foi construída com cinco metros de altura, 23 metros de largura, e mescla uma harmoniosa disposição de cores: o azul escuro das vidraças feitas de vidro laminado; o amarelo das pastilhas cerâmicas do hall de entrada; os diversos tons de azul claro das pastilhas cerâmicas nas paredes; além do porcelanato amadeirado na cor marrom de outra parte da parede, onde foram afixadas as letras confeccionados em aço inox que formam o nome “CÂMARA MUNICIPAL DE COSTA RICA – MS”. Para garantir ainda mais charme e elegância ao “conjunto da obra”, também foi plantado um jardim de grama e plantas ornamentais bem na frente da nova fachada.

À noite, lâmpadas LED iluminam o jardim e a nova fachada, fazendo com que as vidraças reflitam a paisagem do entorno, o que desperta a atenção do observador atento e transforma o local em uma ótima paisagem de fundo para tirar fotografias.

Energia Solar

A Câmara Municipal também investiu na geração de energia solar, uma fonte limpa e renovável de energia. Para isso, o Legislativo costarriquense adquiriu recentemente 38 painéis solares fotovoltaicos, que foram instalados no telhado da Casa de Leis.

Com a inovação, a Casa de Leis de Costa Rica se tornou uma das primeiras câmaras de vereadores do Brasil totalmente alimentadas por energia solar. O sistema começou a operar na terça-feira e até a tarde de quinta-feira já havia gerado 190 quilowatts de energia elétrica. A produção de energia pode ser acompanhada em tempo real, por meio de aplicativo instalado no celular.

O sistema implantado na Câmara aproveita a luz do Sol e é capaz de produzir em média 1.600 quilowatts de energia elétrica por mês. Como o consumo médio mensal da Casa de Leis é de aproximadamente 1.400 quilowatts, o Legislativo costarriquense vai acumular uma sobra de cerca de 200 quilowatts por mês, que serão devolvidos para a rede da Energisa e vão ser convertidos em crédito junto à concessionária de energia elétrica de Mato Grosso do Sul.

“A Energisa instalou um novo relógio aqui na Câmara que mede a quantidade de energia que nós não usamos, que é devolvida para a rede da empresa e que fica como crédito. Para que serve esse crédito? Nos dias de chuva, de baixa luminosidade, a nossa produção de energia solar cai e aí nós temos esse crédito para suprir a nossa necessidade e passamos a pegar a energia elétrica da rede da Energisa, mas sem pagar, porque já temos o crédito com a empresa”, explicou Dr. Maia.

A implantação do sistema de captação da energia solar custou ao todo R$ 60.984,65 para a Câmara, quantia também paga com recursos próprios da Casa de Leis. Como o Legislativo Municipal não terá mais que pagar contas de luz, Dr. Maia calcula que em quatro anos a Câmara vai economizar o total investido no projeto.

As 38 placas solares foram instaladas no novo telhado do Legislativo Municipal, construído em estrutura metálica, numa área de cerca de 240 metros quadrados de cobertura. A obra foi concluída recentemente e eliminou antigos problema na Casa de Leis: as goteiras e as infiltrações.

Além disso, o novo telhado, devidamente fechado nas laterais, evita que animais (como pombos e gatos) entrem no forro do prédio da Câmara, causando mau-cheiro, o que era recorrente no passado.

Fonte: Ademilson Lopes/Diretor-Geral da Câmara de Vereadores de Costa Rica

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar