Costa Rica 23 ℃

Parlamento britânico rejeita acordo do Brexit pela terceira vez

Parlamento britânico rejeita acordo do Brexit pela terceira vez

Publicado em 29/03/2019 12:54

Foto: PRU/AFP

O Parlamento britânico recusou nesta sexta-feira (29), pela terceira vez, o acordo de Theresa May para o Brexit. A reprovação do documento, que já foi aceito pela União Europeia, deixa o Reino Unido cada vez mais próximo de abandonar o bloco em 12 de abril sem estabelecer os parâmetros para o período de transição ou para sua futura relação com os antigos parceiros.

Nesta manhã, 344 deputados votaram contra e 286 a favor do acordo -- uma margem mais apertada que nas duas votações anteriores, quando a premiê sofreu derrotas mais contudentes. Uma vez revelados os votos, Theresa May disse que o resultado tem "graves" consequências e admitiu que teme que o Parlamento tenha chegado ao limite do processo.

Com esta rejeição, o governo não poderá prorrogar o Brexit para 22 de maio, como esperava, e a nova data para a saída fica, em princípio, fixada em 12 de abril, quando o Reino Unido terá que deixar o bloco europeu sem acordo nenhum, caso até lá não apresente novas propostas e solicite uma prorrogação mais longa.

"A União Europeia tem sido clara no sentido de que qualquer nova prorrogação terá de ter um propósito claro e terá de ser aprovada por unanimidade pelos chefes dos outros 27 estados-Membros antes de 12 de abril. É também quase certo que o Reino Unido seja obrigado a realizar eleições parlamentares europeias", completou a premiê.

A participação nessas eleições é considerada um problema porque representa um processo desgastante e divisivo na política britânica, já que, com o Brexit, não há sentido em escolher representantes do Reino Unido para a instância legislativa da UE.

Fonte: G1

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar