Costa Rica 32 ℃

Em dois anos Núcleo de Mediação de Conflitos da Polícia Civil de Costa Rica resolve 422 casos

Além de solucionar pequenos conflitos, o Núcleo de Mediação de Conflitos reforça os vínculos a Polícia Civil e a sociedade

Publicado em 12/09/2019 13:17

Foto: Igor Santana - ASSECOM/PMCR

De maneira inovadora, a Polícia Civil de Costa Rica resolve pequenos conflitos sem a necessidade de abertura de processos, no Núcleo de Mediação de Conflitos Investigador Maurício Bortoluzzi Cadore, que em dois anos de existência já solucionou 422 casos.

Na cidade com pouco mais de 27 mil habitantes, casos como briga de vizinhos, perturbação do sossego, por som alto, por exemplo, são solucionados de forma rápida, sem abertura de processos, liberando os policiais para o trabalho em investigações mais complexas.

Núcleo de Mediação de Conflitos Investigador Maurício Bortoluzzi Cadore, foi inaugurado em setembro de 2017, por meio de parcerias entre o Governo do Estado, via Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Prefeitura Municipal de Costa Rica e iniciativa privada, através da Atvos.

Uma peculiaridade do Núcleo de Mediação de Conflitos de Costa Rica é que o processo de resolução é conduzido pela própria comunidade, com o apoio de um mediador voluntário, que foi devidamente capacitado para este fim. “O ser humano é gregário por natureza, todavia a convivência em sociedade é tensa, ou seja, permeada de conflitos”, explica o delegado Alexandro Mendes de Araújo.

Além de solucionar pequenos conflitos, o Núcleo de Mediação de Conflitos reforça os vínculos a Polícia Civil e a sociedade, o que para o delegado Alexando é motivo de agradecimento. “A todos os envolvidos na realização deste importante e bem-sucedido projeto social como a Prefeitura Municipal de Costa Rica, a Câmara de Vereadores, o Conselho Municipal de Segurança, a iniciativa privada, em especial aos mediadores e a coordenadora dos procedimentos de Mediação, nosso muito obrigado", finaliza.

Aniversário

Na tarde de terça-feira (10), diversas autoridades de Costa Rica prestigiaram a solenidade de aniversário do Núcleo de Mediação de Conflitos Investigador Maurício Bortoluzzi Cadore, celebrado em 4 de setembro.

O núcleo leva o nome do investigador Maurício Cadore, que era lotado na Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica e faleceu aos 33 anos, em 19 de fevereiro de 2014, quando retornava de uma diligência no município de Coxim. O veículo em que o policial e outro colega estavam aquaplanou e capotou.

Fonte: Joelma Belchior / PCMS

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar