Costa Rica 25 ℃

Em visita à Costa Rica, senadora Soraya Thronicke elogia gestão do prefeito Waldeli que está no quarto mandato

Waldeli mostrou os investimentos feitos na cidade, que coleciona títulos de boas práticas de gestão pública

Publicado em 20/07/2020 12:44

Foto: Arquivo Pessoal

Waldeli dos Santos Rosa, está sempre inovando na administração e é, sem dúvidas um dos primeiros prefeitos a oferecer recursos para prevenir e enfrentar este momento de pandemia do Covid-19, entre eles, a implantação dos 10 leitos de UTI – Unidade de Terapia Intensiva – na FHCR – Fundação Hospitalar de Costa Rica – MS.

O destaque da gestão do prefeito Waldeli, que está no seu quarto mandato, trouxe no último sábado (18), a senadora Soraya Thronicke que veio visitar Costa Rica e conhecer o trabalho e as boas práticas aplicadas no município.

Acompanhada do prefeito Waldeli, a senadora esteve na Fundação Hospitalar para conferir as instalações e os investimentos feitos com os recursos federais enviados para ações de combate à Covid-19. O Governo Municipal adquiriu respiradores e materiais de proteção individual para os profissionais de saúde, além de construir a UTI com os leitos para atender as vítimas da doença.

Graças aos investimentos de alto padrão, o hospital de Costa Rica se tornou referência e chega a atender pacientes de oito municípios da região. A unidade conta com equipamentos de mamografia e de tomografia de última geração.

A senadora Soraya, que já destinou R$ 177 mil para a saúde do município, elogiou o trabalho realizado pelo prefeito. “Fiquei muito feliz e satisfeita em conhecer o trabalho do prefeito Waldeli.

Temos em Costa Rica um belo exemplo de gestão dos recursos públicos, como deveria acontecer em todos os municípios. O hospital da cidade tem uma ótima estrutura, parece de primeiro mundo. Essa é a prova de que uma boa gestão faz a diferença. Não basta apenas ter o dinheiro”, afirmou.

Na oportunidade, a senadora visitou também outros pontos da cidade, como o local em que será construído um Pórtico, com os recursos destinados por ela no valor de R$ 490 mil. A obra deve começar em breve e irá estimular o turismo da região. A parlamentar também foi conferir de perto o excelente estado de conservação das praças, com quadras de tênis, piscinas nas Escolas Rede Municipal de Educação, e do asfalto, que é motivo de orgulho para a cidade.

“Costa Rica tem asfalto de primeira qualidade, não há favelas porque a população tem casa própria fornecida pela prefeitura em regime de locação. É impressionante o belíssimo trabalho do prefeito Waldeli. Deve servir de inspiração para todos os gestores públicos. Conhecendo Costa Rica mais de perto, renasceu em mim a esperança de construir um País melhor, pois a maior bandeira do meu mandato é o combate à corrupção, com gestão pública eficiente e fiscalização”, explica Soraya Thronicke.

Exemplo de Gestão Pública

Comandada pelo prefeito Waldeli Rosa desde 2001 – graças às sucessivas reeleições –Costa Rica coleciona vários títulos da boa gestão. Em 2015, a cidade ficou na primeira colocação de desenvolvimento do Mato Grosso do Sul e terceira colocação dos municípios mais desenvolvidos da região Centro-Oeste, de acordo com dados do IFDM - Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal.

Em 2017, a Administração Municipal de Costa Rica foi destaque na imprensa nacional por realizar o pagamento de 13º, 14º, 15º, 16º e metade do 17º salário dos professores. No mesmo ano, a cidade entrou para o ranking dos 13 municípios do Brasil que melhor cumpriram as exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal em 2016, ocupando o 1º lugar no Estado de Mato Grosso do Sul.

Costa Rica também ficou em primeiro lugar no ranking de municípios mais bem avaliados em termos de gestão fiscal na região Centro-Oeste em 2018, segundo o IFGF - Índice Firjan de Gestão Fiscal. Além disso, ao encerrar o terceiro mandato, o prefeito Waldeli Rosa entregou o município de Costa Rica com o título de 100% asfaltada. (Com informações Assessoria de Comunicação Senadora Soraya Thronicke).

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar