Bom dia, Visitante! (entrar - cadastro)

Orientação Covid

16 de outubro, 2020 às 08:05

Destaque pelo potencial turístico, Costa Rica ganha manchete por oferecer majestosas cachoeiras e desafiar os visitantes para entrar em água que ninguém afunda

Costa Rica é recheada de atrações turísticas e um excelente destino para quem pensa em sair de casa para contemplar a natureza

Da redação

Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú (Foto: Divulgação)

Costa Rica, no Norte de Mato Grosso do Sul, fica a 330 quilômetros de Campo Grande. A cidade é recheada de atrações turísticas e um excelente destino para quem pensa em sair de casa para um local mais calmo para contemplar as belezas da natureza.
 
Talvez você já ouviu falar nas águas do Jalapão, localizadas no estado do Tocantins, e nos famosos fervedouros cristalinos onde quem entra não consegue afundar. O que acontece por lá é um fenômeno chamado ressurgência – como é conhecido.
 
O mesmo fenômeno acontece em uma das águas sul-mato-grossenses, lá em Costa Rica. O turista é guiado para um banho diferente na Água Santa, dentro de uma propriedade privada, a poucos quilômetros do centro da cidade. Por lá, com uma coloração mais escura que a do Jalapão por causa dos tons da nossa areia, a ressurgência faz com que simplesmente seja impossível afundar na água, independente do peso e da pressão que o visitante exerça na água. Essa experiência tem deixado muitos turistas animados em visitar Costa Rica nos últimos anos, conta o guia de turismo Fabiano Ramos, de 40 anos.
 
“É um atrativo diferente. Muitas pessoas já o conheceram ao longo dos anos, mas ainda sinto que poucos desconhecem esse e outras belezas de Costa Rica”, diz o guia.
 
A jornalista Ana Lívia Tavares resolveu abandonar atrativos famosos do Estado, como em Bonito, Jardim, Rio Verde e Bodoquena, para conhecer ao lado do noivo regiões pouco faladas do Estado e diz que se surpreendeu com tudo o que viu em Costa Rica. “São belezas diferentes, mas altamente ricas. A Água Santa é uma experiência muito curiosa”.
 
O lugar também ganhou esse nome, segundo o guia, porque muita gente diz que banhar-se ali e passar toda a areia pelo corpo “renova as energias e tem um poder de cura”. Se é verdade ninguém sabe, mas a experiência vale a pena de qualquer jeito.
 
Para chegar ao local não é um caminho tão difícil, mas não é tão fácil quanto chegar a um centro histórico de uma cidade turística. É preciso fazer uma visita guiada, sendo parte de carro e outra de caminhada. “Por ser em propriedade privada, a entrada só é permitida com guias autorizados a fazer o roteiro”, explica Fabiano.
 
Além da curiosa Água Santa, Costa Rica há muitos outros atrativos. Como o Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari, onde as principais atrações são canyons, que ficam logo na entrada do parque. Após minutinhos de caminhada o que surpreende é o visual. O parque tem cerca de 30 mil hectares e entrada precisa ser guiada.
 
Fotos antigas mostram um lugar verde, com uma beleza natural que impressiona qualquer visitante. Mas no último fim de semana, o que a jornalista Ana Lívia presenciou foi um cenário diferente, digno de tristeza. “Infelizmente o fogo também chegou no parque. Estivemos em um dos mirantes e a paisagem era outra, com muita fumaça e árvores queimadas. As marcas do fogo estavam por toda parte”, conta.
 
Geralmente o roteiro turístico não para por aí. O guia monta uma caminhada por outras três cachoeiras para quem não dispensa um bom banho nas quedas. Uma delas é a Cachoeira da Rapadura, onde há uma sequência de pequenos saltos de águas cristalinas e excelente para banho. Tem também a cachoeira da Lage e a Cachoeira das Araras, essa com uma queda de 30 metros de grande beleza.
 
Depois de uma visita especial pelos parques e cachoeiras. O guia leva os visitantes para um almoço caseira em uma estância parceira na região. “Há muitas belezas surpreendentes em Costa Rica. Precisamos de um incentivo maior para nosso turismo que merece ser fortalecido. Isso também garante a preservação”. (Fonte: Thailla Torres / Campo Grande News).

CONTRA DENGUE
Imprimir


“Não se combate o crime cometendo crime”

#FICAADICA

Atire a 1ª pedra!

Aquele que tiver a real...

Charge da Semana

Confira as principais charges que estão circulando na internet.

COVID-19

» todas as charges

PUBLICIDADE

All Gas

Entrevistas / Artigos

» todas as entrevistas e artigos

Siga-nos

FacebookTwitter


Jornalismo com credibilidade na região norte!