Costa Rica 21 ℃

Delegado Alexandro Mendes divulga Nota de Agradecimento à população costarriquense e as instituições do Sistema de Justiça Criminal

“É chegada a hora de inaugurar uma nova fase”, afirma Alexandro Mendes na carta de agradecimento

Publicado em 25/02/2021 08:08

Imagem: Reprodução Youtube CMCR

Na quarta-feira (24) o delegado Alexandro Mendes de Araújo divulgou Nota de Agradecimento à população costarriquense. Ele se despede da Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica em busca de novos sonhos.

“É chegada a hora de inaugurar uma nova fase”, afirma Alexandro Mendes na carta de agradecimento.

Confira abaixo a Nota de Agradecimento:

Quando cheguei em Costa Rica, em 14 de setembro de 2015, fiquei impressionado com a hospitalidade com que eu e minha família fomos recepcionados.

Em retribuição, sempre busquei estreitar os vínculos com as demais instituições que compõe o Sistema de Justiça Criminal (Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Bombeiros, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública), Conselho Tutelar, OAB, Imprensa e demais atores sociais, com muito respeito à cada instituição e  preservação da independência funcional da Polícia Civil.

A integração institucional e o fundamental apoio do Poder Público Municipal (Prefeitura de Costa Rica e Câmara Municipal), Conselho Municipal de Segurança, Empresários, Produtores rurais e comunidade em geral renderam à Polícia Civil em Costa Rica resultados expressivos no Estado de Mato Grosso do Sul. Inúmeros foram os crimes esclarecidos, as prisões em flagrante, os mandados judiciais de prisão cumpridos e as quadrilhas desarticuladas. Incontáveis foram os atendimentos realizados à comunidade.

Fiquei honrado de ter contribuído para a implantação efetiva do Núcleo de Mediação de Conflitos, presidido o COMAD – Conselho Municipal Antidrogas - de Costa Rica  por dois anos dentre outras ações de Polícia Comunitária e utilidade pública, como palestras, entrevistas etc.

Em Costa Rica a participatividade, confiança e reconhecimento da comunidade foram meus principais combustíveis. Foi inesquecível a solenidade parlamentar na qual fui contemplado com a honraria legislativa de cidadão costarriquense. Algo ímpar para minha vida pessoal e carreira profissional.

Apesar das limitações próprias de minha condição humana imperfeita, faz parte da minha personalidade a busca por aperfeiçoamento pessoal e profissional.

Ao longo da minha trajetória profissional por Costa Rica, procurei fazer o meu melhor. Neste sentido, embora esteja certo que deixei a desejar em alguns pontos, minha sensação é a de missão cumprida.

Um dos fatores que condicionam a expressividade de uma instituição é a capacidade do gestor de construir pontes. Neste sentido, fui privilegiado nesta comunidade e por isso quero agradecer:

Primeiramente agradeço a Deus pelos livramentos diários. Somente com Deus no coração é possível duelar e vencer o mal; Em segundo lugar, agradeço à minha família pelo companheirismo e compreensão. A atividade policial requer privações que envolvem toda a família. Foram muitos momentos de ausência exigidos pela missão de servir e proteger; em terceiro lugar agradeço à Direção da Polícia Civil pelo incondicional apoio, em especial aos operadores (de carreira e cedidos) que atuaram e atuam na DP de Costa Rica por ter ombreado comigo no batente diário;

Agradeço também às Forças Amigas, Instituições do Sistema de Justiça Criminal, Imprensa, OAB na conjugação de esforços para o combate à criminalidade e preservação dos direitos e garantias fundamentais; agradeço à Prefeitura, à Câmara Municipal de Costa Rica e ao Conselho Municipal de Costa Rica. Sem o fundamental suporte que a Delegacia de Polícia Civil de Costa Rica recebeu ao longo do período que aqui atuei, muitas ações importantes seriam fracassadas por insuficiência de recursos humanos e materiais; por fim, agradeço à toda comunidade costarriquense pela confiança, reconhecimento e participatividade que levaram ao esclarecimento de inúmeros crimes.

Acredito que a experiência e expertise adquirida em Costa Rica será útil em outras Unidades. É chegada a hora de inaugurar uma nova fase.

Desejo toda sorte de bênçãos na vida pessoal e profissional do colega, Dr. Caíque Ducatti. Que Deus o ilumine com livramentos e sucesso na gestão e condução da DP de Costa Rica.

Apesar do encerramento deste ciclo profissional, seguirei à disposição de toda Costa Rica. Lembrem-se! Além de policial civil, sou cidadão costarriquense.

Gratidão, gratidão, gratidão.

Alexandro Mendes de Araújo.
Delegado de Polícia Civil.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar