Costa Rica 22 ℃

Alcinópolis e Laguna Carapã comemoram 30 anos de emancipação

Municípios celebram data de emancipação político-administrativa

Publicado em 22/04/2022 07:20

Parque Natural Municipal Templo dos Pilares de Alcinópolis (Foto: Divulgação)

A comemoração em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (22) é em dose dupla. As cidades de Alcinópolis, distante 311 km de Campo Grande e Laguna Carapã, distante 305 Km da Capital, celebram o aniversário de suas emancipações político-administrativas, ambas completando 30 anos.

As festividades em Alcinópolis começam hoje às 19h, com apresentação da banda musical Iulle Martins Rezende, show com os Pratas da Casa e baile com Carlito Som. Amanhã, as comemorações continuam com show da cantora Mariana Fagundes às 21h. No encerramento haverá um baile animado com o Grupo Zingaro.

Com uma população estimada em 5.489 habitantes atualmente, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Alcinópolis começou a ser povoado no ano de 1975 com o intuito de facilitar as condições de vida das pessoas que moravam nas fazendas. Para tanto, a maior prioridade estava na educação, onde fazendeiros desejando proporcionar estudo aos seus filhos numa região com grandes dificuldades de acesso ao progresso contratavam professores particulares. Esse modelo de educação permaneceu nas décadas de 1940, 1950, 1960 e 1970.

Na década de 1970, a professora Romilda Costa Carneiro, vinda de Mineiros (GO) para dar aulas, buscou com seu marido meios para criação da primeira escola primária na região, que vinha suprir a necessidade e o desejo de implantação do Ensino Fundamental e da qual daria origem a criação do município de Alcinópolis.

Iniciou-se então o movimento para transformar a fazenda numa cidade com toda estrutura necessária, como: abrir ruas, escola, farmácia, mercado, etc, afinal todos os fazendeiros e trabalhadores da região sofriam as mesmas dificuldades. Alcinópolis teve como base a educação e a partir deste momento, começaram a chegar os primeiros moradores que deram início à cidade de Alcinópolis, as famílias vindas das cidades vizinhas de Mato Grosso do Sul e dos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul.

Laguna Carapã

Elevado à categoria de município em abril de 1992, Laguna Carapã tem uma população atual estimada em 7.496 habitantes segundo o IBGE. O nome Laguna Carapã significa 'lagoa torta', nome guarani dado pela grande lagoa que existe na região. A economia no município se apoia tanto na agricultura quanto na parte comercial.

O distrito de Ponta Porã foi criado com a denominação de Laguna Carapã em 1958. Em 1977, a região passa a fazer parte do atual estado de Mato Grosso do Sul. O município foi criado em 1992, desmembrado do município de Ponta Porã.

Por Mariely Barros / Campo Grande News

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar

Cidades

Operação da PF prende suspeito de tráfico internacional de drogas em MS

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (8), a Operação Selfie Portrati, que investiga a atuação de uma organização criminosa no tráfico inte...