Rumo inicia operação com trens de 135 vagões e amplia capacidade logística do agronegócio
Composições partem de MT, MS, GO e TO rumo ao Porto de Santos, transportando mais de 17 mil toneladas por viagem
Publicado em 19/06/2025 07:50
A Rumo, maior operadora de ferrovias do Brasil, deu início no primeiro trimestre de 2025 às operações com trens de 135 vagões, consolidando mais um avanço nos projetos de aumento de capacidade da Malha Paulista. As novas composições — que antes operavam com 120 vagões — agora trafegam diariamente pelos principais corredores logísticos do agronegócio, partindo de Mato Grosso (MT), Mato Grosso do Sul (MS), Goiás (GO) e Tocantins (TO) com destino ao Porto de Santos, o maior complexo portuário da América Latina.
“Desde 2015, evoluímos de composições com 80 vagões para os atuais 135. Essa ampliação é resultado direto do crescimento do agronegócio brasileiro, que impulsiona nossa atuação logística com foco em eficiência e competitividade”, destaca Bruno Casarini, diretor de Operações e Manutenção da Rumo.
Com a nova formação, cada trem passou a transportar cerca de 17.200 toneladas de grãos — um aumento de 1.200 toneladas em relação aos trens de 120 vagões. A mudança também reduziu em uma hora o tempo médio de viagem e substitui, por trem, até 530 caminhões nas estradas, o que representa uma média de 6 mil caminhões a menos por mês nas rodovias. Em fevereiro, cerca de 3 milhões de toneladas de grãos foram embarcadas rumo ao Porto de Santos.
Segundo Casarini, o projeto exigiu três anos de trabalho e envolveu frentes estratégicas, operacionais e técnicas. A empresa investiu aproximadamente R$ 350 milhões na expansão de pátios de manobra e em obras de infraestrutura para viabilizar os trens maiores, além de realizar estudos sobre força e tração com uso de sensores nos engates para garantir segurança e performance.
De acordo com o Ministério da Agricultura e Pecuária, a produção brasileira de grãos deve crescer 27% na próxima década. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a colheita da safra 2024/2025 pode atingir um recorde de 322,25 milhões de toneladas. Para atender à crescente demanda, a Rumo já entregou 25% das obras previstas no seu plano de expansão e aumentou sua capacidade anual de transporte de 45 milhões (em 2020) para os atuais 53 milhões de toneladas. A meta é atingir 75 milhões de toneladas por ano até a conclusão das obras.
Comparativo de capacidade por composição:
• 80 vagões: 7.600 toneladas;
• 120 vagões: 15.500 toneladas;
• 135 vagões: 17.200 toneladas.
Atualmente, cerca de oito composições de 135 vagões partem diariamente rumo ao Porto de Santos.
Rumo
Com presença em nove estados e cerca de 14 mil km de ferrovias sob concessão, a Rumo oferece soluções logísticas seguras e sustentáveis, atendendo ao crescimento do agronegócio com uma frota de 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. Em 2023, a companhia foi a única do setor logístico brasileiro a integrar o índice internacional Dow Jones de Sustentabilidade, além de manter-se pelo terceiro ano consecutivo no ISE B3, que reconhece as melhores práticas ESG no país. (Com informações Assessoria Rumo).
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