Candidato poderá fazer Enem em horário diferente por motivo religioso
O participante do Enem 2011 terá uma lista de opções e deverá marcar em qual se encaixa
Publicado em 06/06/2011 19:00
Candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que sejam sabatistas ou guardadores de sábado podem solicitar atendimento especial para realizar as provas de sábado, em horário diferenciado dos demais inscritos. O participante sabatista deve informar sua condição no momento da inscrição. Se o participante não se declarar sabatista durante o período de inscrição, não poderá solicitar essa opção posteriormente.
Ao confirmar a necessidade de atendimento diferenciado ou especial, o participante do Enem 2011 terá uma lista de opções e deverá marcar em qual se encaixa.
Pessoas que declararem ter baixa visão, surdez, deficiência mental, deficiência auditiva, cegueira, dislexia e déficit de atenção, além de mulheres grávidas ou em período de amamentação, também terão assistência garantida, recebendo tratamento diferenciado dos demais participantes. Esses cidadãos poderão selecionar os seguintes auxílios: prova em braile, auxílio de leitor, prova com letra ampliada, intérprete de libras, sala de mais fácil acesso, auxílio para transcrição, leitura labial, mesa e cadeira (sem braços), mesa para cadeira de rodas e apoio para perna.
Caso as opções apresentadas pelo sistema de inscrição não especifiquem a necessidade, o participante terá ainda um campo para descrever sua deficiência ou condição especial.
Após o pôr do sol
Assim como no ano passado, os que se declararam sabatistas no ato da inscrição começarão a responder o caderno de provas após o pôr do sol. Porém, deverão chegar aos locais de prova junto com os outros inscritos, entre 12h e 13h, horário em que os portões estarão abertos.
Em 2009, 17.067 guardadores de sábado se inscreveram ao Enem. Em 2010, esse número subiu para mais de 25 mil.
Alocados em salas específicas, irão esperar o momento de iniciar as provas e terão o mesmo tempo que os demais para fazer a prova I, ou seja, quatro horas e meia. As provas do sábado abordam as áreas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. No domingo, os guardadores de sábado fazem a prova no mesmo horário dos demais participantes do Enem.
Quase 4 milhões inscritos
Até as 18h desta segunda-feira (6), 3.936.110 pessoas se inscreveram no Enem. As inscrições, que devem ser feitas pela internet, estão abertas até a próxima sexta-feira (10), e as provas serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro. A taxa de inscrição, de R$ 35, deve ser paga até 13 de junho, no Banco do Brasil. (G1).
Pode te Interessar
Brasil
STJ determina que 70% dos peritos do INSS mantenham os atendimentos em MSO vice-presidente do STJ - Superior Tribunal de Justiça - ministro Og Fernandes, concedeu uma liminar orquestrada pelo governo onde determina que peritos fe...