Costa Rica 28 ℃

Eleitores têm até o dia 9 de maio para transferir o título

TRE pede atenção dos eleitores aos prazos para regularizar as transferências e inscrições

Publicado em 05/04/2012 15:00

Eleitores têm até o dia 9 de maio para transferir o título
Foto: Divulgação

O TRE - Tribunal Regional Eleitoral orienta eleitores sobre os prazos para regularização junto a Justiça Eleitoral. O objetivo é evitar fila nos últimos dias de prazo.

De acordo com o cronograma divulgado pelo TSE - Tribunal Superior Eleitoral, os eleitores têm até o dia 9 de maio para requerer a inscrição eleitoral ou transferência do domicílio.

Nessa data termina também o prazo para que os eleitores com deficiência ou com mobilidade reduzida peçam transferência para uma seção especial.

Também encerra o prazo para eleitores faltosos regularizarem sua situação cadastral junto ao cartório eleitoral.

Quem deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição, já conta como duas eleições para efeito de cancelamento. Além disso, poderão ser contadas faltas às eleições municipais, eleições suplementares e referendos.

Quem tem dúvidas sobre sua situação, poderá encontrar a lista de eleitores em situação irregular na página do TSE. A consulta permite verificar se o documento está sujeito a cancelamento. A opção de consulta é pelo nome e pelo título.

Documentos
Quem for tirar o título de eleitor pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral munido de documento de identidade, comprovante de endereço recente e comprovante de quitação militar para homens entre 18 e 45 anos. A CNH - Carteira Nacional de Habilitação e o novo modelo de passaporte não são aceitos para o alistamento porque não contêm nacionalidade/naturalidade e filiação, respectivamente.

No caso de transferência, o eleitor deve levar o título de eleitor, os comprovantes de votação ou justificação de eleições anteriores, documento de identificação e comprovante de residência recente.

Eleições 2012
As eleições serão realizadas no dia 7 de outubro, em 1º turno e no dia 28 de outubro, nos municípios onde houver o 2º turno. Os eleitores vão eleger prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em mais de 5,5 mil municípios brasileiros.

SIGA-NOS NO Costa Rica em Foco no Google News

Pode te Interessar